-
Arquitetos: b720 Fermín Vázquez Arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Adriá Goula
Do arquiteto. Situada em um terreno bastante irregular, nos limites de um pequeno povoado rural localizado em uma colina, a casa é constituída por paredes que coincidem com a topografia. A edificação, que é relativamente grande se comparada ao resto das construções do povoado, passa despercebida, deixando a paisagem praticamente inalterada. O projeto é uma resposta contemporânea ao programa e ao cenário, embora assuma disciplinadamente normas rigorosas quanto aos materiais, espaços vazios e áreas cobertas.
A casa foi projetada como um conjunto de volumes autônomos e se divide em duas seções: uma maior, que abriga as áreas principais, e uma secundária, onde se localizam a garagem e o quarto de hóspedes. Os quartos estão distribuídos em dois andares, adaptando-se à inclinação. No piso superior estão o hall de entrada e os dormitórios, enquanto que no térreo estão as áreas comuns e um banheiro.
A tectônica e a força dos volumes de pedra é dividida por uma escada exterior que comunica os dois níveis. Uma série de divisões na cobertura da peça principal contribui para a imagem de uma volumetria dividida em diferentes elementos, que de alguma forma faz menção à disposição habitual dos edifícios agrícolas do entorno.
Uma vez dentro da edificação, a partir do hall de entrada, o campo de visão se abre através de um espaço central que serve como área de trabalho ou escritório. Junto a esta sala e em um nível ligeiramente abaixo se prolonga um beiral com fechamento que pode ser aberto durante o verão e fazer parte dos espaços interiores no inverno. É, por conseguinte, um local de passagem que pode ser parte tanto do jardim quanto da sala de estar.
A fachada sul conta com pérgolas cobertas com vegetação que visam proteger os ambientes internos dos raios solares intensos do verão. Desta forma, as mudanças de temperatura no interior se adaptam. Em uma área um pouco mais distante do edifício principal há uma piscina e uma edificação auxiliar com um pequeno banheiro e espaço para armazenar as ferramentas de jardinagem.
As paredes são revestidas externamente com pedras, já o interior possui acabamento em concreto aparente. O piso da sala de estar e dos banheiros são de pedra natural, enquanto que para os pisos dos quartos foi utilizado carvalho. Esquadrias de zinco e madeira completam a variedade de materiais utilizados na construção.