O escritório austríaco Bramberger Architects venceu a competição internacional para projetar o novo Centro de Alta Tecnologia em Villach, Áustria. O projeto vencedor propõe quatro blocos de edifícios, cada um com uma área aberta correspondente, articulados por um eixo principal. Este eixo, nomeado "Communications Promenade", atua como uma rota central entre os edifícios e, futuramente, deverá conectar as edificações do entorno, garantindo as infraestruturas necessárias para a criação de um campus de investigação.
A distribuição dos edifícios, semelhante a um tabuleiro de xadrez, permite uma multiplicidades de relações visuais entre os espaços internos e externos. As funções de cada edifício são distribuídas considerando-se a distância mínima entre elas e os espaços externos, o que proporciona espaços de trabalho ideais.
O conceito claro do projeto e a abordagem pragmática em relação ao programa não apenas gera um edifício plenamente funcional, mas também um vibrante espaço urbano que encoraja a integração dos edifícios existentes, criando um novo campus na cidade de Villach.
O projeto está atualmente em fase de planejamento. A construção deve começar no início de 2014, com conclusão prevista para meados de 2015.
Descrição do projeto via Bramberger Architects.