São 4 conjuntos independentes, compostos de um único espaço aberto, com pé direito duplo, com áreas úteis fechadas de aproximada de 90 m² cada. Como o terreno, estreito e profundo, dá acesso para duas ruas opostas, nas duas pontas, o projeto explorou a possibilidade das duas entradas, dividindo os acessos para cada duas unidades. Esta solução deixa cada dois conjuntos com entradas quase exclusivas, sem a necessidade de uma portaria formal com um funcionário dedicado. O usuário pode acessar diretamente cada unidade, através da abertura automática do portão de entrada, dentro de cada unidade, ou cruzar o lote internamente acessando as duas ruas.
Cada conjunto é composto, no primeiro piso, de um salão com aproximadamente 40 m², com copa de apoio e banheiro. No pavimento acima deste, um mezanino/jirau ocupa metade da área do salão inferior, e é aberto ao espaço em pé direito duplo, esta ambiente pode ter a função de uma sala privativa ou até um dormitório, pois é acompanhado de um banheiro completo. No pavimento acima do mezanino, cada unidade tem acesso à sua cobertura, complementando a área privativa com um terraço descoberto, solário ou pequeno jardim. Esta cobertura atende também á função de piso técnico, abrigando reservatórios, máquinas de ar condicionado, aquecedores, etc.
Os dois conjuntos das pontas voltam-se para as ruas, estão contidos em uma caixa de concreto, apoiadas nas divisas laterais. A largura do terreno, com aproximadamente 8 m, é vencida por vigas parapeito em concreto aparente, permitindo aberturas contínuas em toda a extensão da fachada. Nos pontos em que a transparência não era interessante as aberturas foram preenchidas com vidros opacos cinza.
Os dois conjuntos do miolo, são mais alongados, com 4m da largura e encostam na divisa lateral do terreno, voltam-se para um jardim interno na face norte. Da mesma maneira, o comprimento total, de cada conjunto, com cerca de 8m, é vencido por vigas parapeito de concreto, permitindo aberturas totais também nas fachadas internas.
Como a construção toda encosta nas divisas, a legislação estabelece um limite de altura total de 6m, o que resultou em uma implantação escalonada, acompanhando a inclinação original do terreno.
Todos os elementos estruturais em concreto foram deixados aparentes. Os pisos sobre lajes de concreto, são em cimento resinados. As estruturas internas do mezanino e escadas são mais leves, em aço, com pisos em painéis de madeira laminada de eucalipto, assim como as divisórias e portas de entrada de cada conjunto.
Informação Complementar:
- Estrutura de concreto: Benedicts Engenharia - Eng. Eduardo Duprat
- Estrutura de madeira: ITA Construtora - Eng. Hélio Olga
- Estrutura metálica: Metalica
- Instalações: Pessoa e Zamaro
- Paisagismo: André Paoliello Paisagismo
- Iluminação: Ricardo Heder – Lux Projetos
- Execução: CPA Engenharia
- Projeto: 2008
- Construção: 2009/2010