- Área: 332 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Trucco – Tricanico
O partido.
O edifício está disposto no terreno rompendo com a forma tradicional de implantação (conceito frente-fundos no meio do lote). Neste caso, a casa está no lado sul do terreno de maneira a obter as melhores orientações para os quartos norte), assim como manter e respeitar a maior quantidade de árvores existentes. A arquitetura assume desta maneira uma forma simples, se abrindo em uma das laterais e fechando-se para a outra, reforçando as buscas mencionadas.
O programa.
O programa da casa se desenvolve principalmente em um pavimento. Está disposto como uma barra alongada, onde sucedem os diferentes espaços. Neste mesmo pavimento convivem os espaços de lazer ao ar livre (natação e churrasco). Em um pavimento inferior estão as áreas de serviços do imóvel.
Materialidade
Tirar partido das várias possibilidades expressivas do tijolo e assim, compor a totalidade do projeto foram premissas fundamentais. Procurou-se assim que esta expressividade se manifestasse em todos os detalhes da casa exaustivamente, tanto nos fechamentos horizontais como nos verticais, tanto no exterior como no interior. Para isso, foram cuidadosamente combinados diferentes plataformas. O tijolo se constituiu assim parte integrante do ato de projetar.
Alguns detalhes
A casa tem um balanço de quase 5 metros que cobre a escadaria de acesso (em concreto armado). Esta conecta o subsolo com o pavimento principal. A composição das aberturas na fachada sul responde a requerimentos da relação interior e exterior. A partir dos interiores se abrem as vistas selecionadas especialmente. Já no exterior, formam parte integral do desenho da fachada.