-
Arquitetos: Martin Lejarraga Oficina de Arquitectura
- Área: 2475 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:David Frutos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto aparece a partir da criação de uma nova topografia que referencia e qualifica esta zona de expansão em Torre Pacheco, numa parcela de equipamentos públicos; uma alternativa urbana, cultural e de lazer para os cidadãos. O ondulação do terreno caracteriza a atuação, na qual os dois equipamentos que ocupam a parcela, Biblioteca e Parque, adaptam sua posição relativa, configurando espaços resguardados de acolhimento, comunicação e estância. O espaço público contém e protege a edificação - duas caras de uma mesma moeda.
Entendo que o valor real dos projetos está em dar o que ninguém nos pede; neste caso, em completar o programa construído com um parque ao ar livre, que aproveita as especiais condições do clima (mediterrâneo, muito suave) e social (relação multiétnica), de uma cidade próspera e em crescimento como esta. O projeto propõe novas maneiras de se aproximar e estar nos edifícios públicos e de se apropriar do espaço urbano.
A possível e desejável relação aberta de compatibilidade, otimização de espaços e serviços, entre o novo edifício e o terreno circundante gera toda uma disposição de diferentes zonas gerais de uso comum entre ambos (biblioteca, salão de atos, reuniões, etc), e de espaços urbanizados (quadras poliesportivas, estufas, jardins, áreas de jogos, balanços, etc) que ampliam o espaço real de uso e lazer para toda a cidade.
O programa de usos e seus volumes construídos associados são completados por uma galeria de arte para exposições, com acesso independente, único espaço que surge acima da topografia geral da parcela projetada.