-
Arquitetos: Mei Architecten
- Área: 55000 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Ronald Tilleman, Jeroen Musch
Schiecentrale 4b consiste de uma estrutura impressionante construída ao redor dos lados norte e oeste do antigo edifício Schiecentrale. O novo complexo contém um centro de mídia com vários tipos de habitações, para pessoas estreitamente relacionadas com o setor audiovisual e para pessoas em outras disciplinas criativas, que gostam de manter a atmosfera do porto palpável na área.
O Programa
A nova estrutura possui cerca de 55000 m². O programa inclui 7000 m² para os escritórios, zonas de estar e trabalho e 20 habitações em 3,5 pavimentos de altura. Também dispõe de um supermercado (2000 m²), um ginásio (600 m²), 400 vagas de estacionamento e uma cobertura semi-pública de 3000 m². Um terraço, quiosque e parque infantil completam o quadro.
Vista
Uma característica principal do projeto é o volume alto e estreito, de 130 metros de comprimento e 50 metros de altura, construído sobre a antiga central elétrica. A estrutura de 11 pavimentos abriga os escritórios e unidades de estar-trabalho. É possível ingressar nestes desde uma galeria com acabamentos em aço inoxidável. Se anexam à galeria os espaços de armazenamento, que estão situados em frente às portas dianteiras.
Todos os espaços no lado oeste do edifício contam com fachadas de vidro. Esta parte do edifício oferece uma vista maravilhosa da Nieuwe Maas e o porto. As partições das unidades residenciais / serviço podem ser abertas do chão ao teto com portas harmônicas, o que permite a criação de um espaço exterior no volume do edifício.
Por causa da grande flexibilidade, todas as instalações técnicas nos espaços, assim como nas fachadas são levadas a cabo como uma "montagem". O complexo emana o caráter de um edifício típico portuário, no qual foi integrado a tecnologia do setor e de processamento.