-
Arquitetos: Ventura Trindade Arquitectos; Ventura Trindade Arquitectos
- Ano: 2006
Do arquiteto: O projeto contempla a construção de um volume novo, a oeste, que organiza duas novas suítes, embaixo, sala de estar e de jantar voltadas para a rua e uma cobertura com terraço acessível.
Esta construção é assumidamente diferente da existente, tanto em termos construtivos como em relação à implantação, de modo a manter os afastamentos legais nos limites laterais da propriedade.
A construção antiga foi internamente reformulada, adaptando-se ao novo programa proposto, mas de modo a manter as suas características essenciais. O embasamento da edificação foi redesenhado, o que permite ampliar o espaço de estacionamento, anteriormente muito reduzido.
Este limite periférico, em concreto aparente, cria espaços semi-exteriores entre as duas construções, funcionando como elemento unificador do conjunto.
Por outro lado, e de modo a atenuar a grande volumetria da casa atual, este novo embasamento é ligeiramente mais alto, o que cria a ilusão de uma construção de menor altura.
Por detrás deste embasamento unificador, surgem os volumes da construção existente e da ampliação a oeste, sendo possível obter uma leitura clara da manutenção do primeiro e de uma intervenção posterior de caráter contemporâneo no segundo, ao passo que o embasamento e a relação entre ambos envolve-os num claro conjunto.