O arquiteto tcheco Ales Javurek ganhou o primeiro prêmio na Competição [AC-CA] por seu projeto de uma casa de férias de dois pavimentos feita a partir de containers em Sydney, Austrália. A proposta situa a casa na borda de uma colina, potencializando a vista panorâmica para a Praia Bondi. Ao preservar as árvores existentes e o perfil natural do terreno, que consistem em "três plataformas", a proposta resolve com sucesso o tema central da competição: projetar uma casa de férias contemporânea e sustentável que sensivelmente se adeque ao contexto e considere as condições climáticas de Sydney.
Saiba mais a seguir...
As árvores existentes separam os estacionamentos, localizados na porção mais alta da colina, da casa e da piscina, localizadas na porção mais baixa. A área de espaço verde perdida sob a casa é transferida para a cobertura, criando um jardim privado com vistas para o oceano.
A casa se divide em dois usos distintos. O térreo, contido por panos de vidro, mantém os espaços visualmente abertos e abriga os usos mais públicos - a cozinha, sala de estar e de jantar. Os quartos se localizam no piso superior.
"Acredito que a conexão interna entre espaços e a circulação dos usuários seja uma questão absolutamente essencial" resolvida pela organização do espaço em "grupos compreensíveis", disse Javurek.
Tábuas horizontais de madeira conformam o forro interno que se apoia sobre os containers, criando ambientes simétricos dispostos de modo assimétrico no espaço.
Durante os meses de verão, a casa utiliza vários mecanismos para proteger seu interior. Pérgolas de madeira protegem os ambientes da exposição solar; a cobertura verde serve para evitar o aquecimento interno; e os painéis de vidro ajustáveis permitem a movimento do ar em toda a casa. Contrariamente, no inverno, os fechamentos em vidro permitem que o sol aqueça os espaços internos, já a cobertura verde armazena calor através de sua inércia térmica.