-
Arquitetos: Septembre
- Área: 20 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Alphonse Sarthout
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma cabana de madeira com uma sauna e quarto na Ilha de Trossö, Suécia. Duas grandes janelas emolduram a poética paisagem varrida pelo vento: o oceano de um lado, densa vegetação de pinus de outro, e uma grande porta de correr que dobra a área de estar quando aberta. A cabine contém uma sauna e um quarto para duas pessoas, com sala de estar.
A cabana foi projetada pelo estúdio de Paris chamado SEPTEMBRE para um casal que passam seus verões na remota ilha de Trossö, na costa oeste da Suécia. Éstá situado em uma clareira a apenas 50 metros do Mar do Norte e briefing do cliente era "um quarto com vista para o mar", que dá "a sensação de estar imerso na paisagem, e perceber a força da natureza ainda a ser escondida pelas árvores. Os clientes também pediram que a construção "tivesse o mínimo impacto sobre a natureza do entorno, de modo que nenhuma das árvores devem ser cortadas."
A cabana está elevada do solo, e portanto, levemente inserida no terreno. Todos os materiais utilizados foram transportados pro local de barco, já que não existem estradas que chegam na ilha.
O telhado inclinado faz referência à arquitetura vernacular das cabanas de pesca locais e também confere um generoso volume interno. As paredes externas são feitas de uma madeira de uma espécie de pinus sueca, e aqui foram pintadas de preto. O assoalho também é da mesma madeira, e as paredes internas e o forro são revestidas de placas de compensado de madeira.
Uma grande porta de correr leva do deck externo ao quarto. Quando a porta está aberta, é como se a área dobrasse seu espaço útil, integrando o deck ao ambiente. No quarto, a cama é colocada sobre uma plataforma de madeira que também funciona como espaço para sentar. Grandes gavetas estão ocultas sobre essa plataforma, e garantem espaço de armazenamento.
A sauna pode ser acessada através de uma porta na lateral da cabana e contém além dos tradicionais bancos, uma janela com vista para a piscina. A cabana foi projetada para um casal que gosta de passar o verão em meio à natureza. Queriam o mínimo de espaço de estar que contivesse apenas o essencial.