-
Arquitetos: Yuusuke Karasawa Architects
- Área: 87 m²
- Ano: 2009
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa de fim de semana situada profundamente na área montanhosa Montanha Kanou, na de cidade Kimitsu. Um importante pintor tradicional japonês, Kaii Higashiyama (1909-1999) mencionou uma vez que ele foi acordado por uma pintura de paisagem do cenário majestoso da ravina deste local. A casa está assentada em uma encosta voltada para a parte de baixo desta ravina.
A forma exterior da edificação parece ser um cubo simples. No entanto, o interior é composto de duas camadas do plano quadrado tradicional, enquanto um volume cúbico é inserido para os pontos de intersecção produzidos pelas paredes, o piso e o teto dividem o espaço. O ângulo de intersecção de cada cubo é definido pela regra de um algoritmo, que produz o carácter mais proeminente deste projeto - que cubos adjacentes estão inclinados num ângulo definido entre si. O ângulo dos cubos definidos pela regra algorítmica de rotação dissecam o volume interior em vários espaços de acordo com as formas de cabeçalho do plano de corte, proporcionando diferentes condições espaciais para cada quarto indivídualmente.
O interior produzido por este método tem características diferentes para cada espaço, embora o certo sentido de ordem seja dado a todo o edifício, desde a definição do ângulo de cubo que não é aleatória. Esta condição permite experimentar a convivência da ordem e da diversidade como antinomia com base na sensação física do espaço. Pode dizer-se que essa coexistência de ordem e diversidade é a característica mais significativa do espaço arquitetônico produzido por uma regra algorítmica.
A clarabóia traz à luz do sol, enchendo o quarto durante o dia. Feixes de luz solar vêm de direções inesperadas e cruzam o interior, trazendo mais camadas de complexidade à condição interior já diversificada. O ângulo de rotação inicial do cubo é fixado de acordo com o ângulo de inclinação do local, portanto, o magnífico cenário natural é refletido e articulado com as condições espaciais do espaço interno. Os ocupantes do espaço podem sentir a sensação de unidade com o cenário visível fora das janelas.
Esta casa de campo de fim de semana foi concluída sob a metodologia única de configuração dos espaços, existindo dentro de seu grandioso entorno, e o cenário é trazido para o espaço. O resultado seria a nova e original sensação física e experiência do espaço.