-
Arquitetos: JYA-RCHITECTS
- Área: 100 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Hwang Hyochel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este foi o segundo projeto "Low Cost House Series", promovido pelo Fundo da Criança Coreia para melhorar um ambiente de vida para as famílias de baixa renda. A casa estava situada numa pequena aldeia rural de Jangheung cidade na província sudeste da península coreana e foi uma casa para uma família de pais e cinco filhos. Era um edifício muito antigo e desgastado inclinado para um lado e bem ao lado de um celeiro não utilizado preenchido com os restos de resíduos de vaca atraindo todos os tipos de moscas e insetos. O ambiente era imundo, e o cheiro era terrível. No entanto, a pior parte da casa eram os ratos, que literalmente ocuparam todo o prédio. Foi a família que teve que evitar os ratos e encontrar seus próprios espaços. Os ratos estavam sem medo dos homens, e seu número exato nunca foi conhecido. Como tal, um banheiro externo aberto, sem paredes era o menor problema para a família. Para eles, esta situação de vida horrível foi de algum modo considerada como algo que tinham que viver.
Depois de examinar toda a casa, decidimos derrubá-la e reconstruí-la. É evidente que não estava em condições de ser reformada, e, acima de tudo, parecia a única maneira de escapar dos ratos. No entanto, o primeiro problema que encontramos foi um orçamento apertado. Comparado com o nosso primeiro projeto de casa de baixo custo em Beolkyo, o número de pessoas na família, bem como o espaço necessário eram maiores desta vez. Embora o orçamento para os dois projetos tenha sido semelhante, este foi um novo trabalho de construção ao contrário da renovação de Beolkyo.
O grande problema do orçamento, naturalmente, levou-nos a encontrar idéias para salvar os custos, enquanto criávamos um espaço maior. Um quarto para cortar custos foi finalmente encontrado em materiais de construção. O que escolhemos foi 'casas de contêineres ", que poderiam minimizar os trabalhos de campo e tempo de construção. Mas seu isolamento deficiente e ruído de chão, verticalmente em particular, criou outros problemas que tivemos de enfrentar. Como nosso edifício estava para ser construído como um único piso, as únicas preocupações que permaneceram foram para melhorar o isolamento e criar espaço suficiente para a família de sete pessoas, mesmo com três contêineres de apenas 50,4 m2.
Nossas próximas soluções foram, primeiro separar duas casas de contêineres para criar um espaço entre elas como uma plataforma aberta e, em segundo lugar, para cercar todo o espaço com outra 'casa' para criar uma 'casa dentro de casa'. Como resultado, três camadas de isolamento foram formadas no interior do edifício, e os novos espaços 'indefinidos' foram criados entre a casa 'dentro' e da casa "de fora". Estes espaços extras também foram conectados com a natureza através de grandes portas de correr para funcionarem como o espaço ao ar livre no verão, quando aberto, e como espaço interno no inverno, quando fechado. Além disso, eles também podem fornecer um andar aberto, um sótão e um teto transparente e aberto para o céu para a família de cinco filhos ter experiências espaciais dinâmicas e diversificadas.
Originalmente publicado em Janeiro 02, 2014