O escritório escandinavo C.F. Møller Architects, em colaboração com DinellJohansson, foi escolhido como vencedor do concurso de arquitetura HSB Estocolmo. A proposta vencedora inclui três "arranha-céus residenciais ultra-modernos" previstos para o centro da cidade de Estocolmo. Apenas uma destas propostas será realmente construída, e será o mais alto arranha-céu de madeira do mundo. A conclusão da torre escolhida está marcada para 2023, o 100 º aniversário do organizadora da competição e maior associação de habitação da Suécia, HSB. Veja as três propostas de projetos após o intervalo.
Projeto 1: o mais alto arranha-céu de madeira do mundo
O arranha-céu residencial, que chegará a 34 andares e será construído a partir de uma estrutura de madeira com a núcleos de concreto, será o mais alto edifício de madeira do mundo. Cada apartamento terá uma varanda com fachada de vidro e o telhado abrigará de uma série de painéis solares. Ao incluir uma cafeteria, creche, ginásio, garagem de bicicletas e um jardim de inverno compartilhado na proposta, a "sustentabilidade social" do projeto fica clara.
De acordo com os arquitetos, "pilares e vigas serão construídas com madeira maciça e também laminada colada." "As esquadrias e forros serão feitos de madeira, permitindo que o material seja também visível do exterior através das grandes janelas." Para C.F. Møller, a madeira foi a escolha natural para o inovador empreendimento residencial: "É um material menos agressivo ao meio ambiente e durável que cria uma ambiência interna confortável e saudável, além de constitui uma proteção muito eficiente contra o fogo" Mais detalhes aqui.
Projeto 2: Conversão do Escritório, Fleminggatan 4
Uma combinação de projeto inédito e de reforma foi aplicada a um edifício anteriormente ocupado por Tekniska Nämdhuset, parte da cidade de Estocolmo. Uma grande parte da estrutura existente foi mantida nas três estruturas com a adição de dois edifícios interpostos. Juntamente com o cais e um conjunto de novos patamares em forma de terraços de frente para a água, os edifícios se abrem "para os seus arredores [criando] um novo ponto de encontro recreacional no centro de Estocolmo."
Todos os três novos edifícios têm "uma fachada característica e uma estrutura de madeira." Descrito pelos arquitetos como "um projeto de habitação durável e de recursos eficientes", a proposta oferece oportunidades para uma variedade de diferentes tipos de apartamentos destinados a uma clientela diversificada. Um hall de entrada no térreo poderia oferecer aos residentes, por exemplo, um local para comprar comida pronta, ou a oportunidade de reservar bicicletas e carros, oferecendo às pessoas formas de tornar a sua vida cotidiana mais socialmente sustentáveis .
Projeto 3: Quadra Urbana Vertical, Hagastaden
Este complexo de habitação pretende ser um marco na nova quadra de Hagastaden. Ao lado de outros quatro edifícios planejados, o projeto irá acomodar um supermercado, cafeteria, restaurante, uma biblioteca e grandes espaços ao ar livre. De acordo com os arquitetos, o complexo "também vai dar à cidade novas experiências visuais, incluindo a sua estrutura de madeira, terraços verdes no telhado e um parque infantil em um dos pavimentos, bem como uma fachada dinâmica e variada que reflete os vários tipos de apartamentos por trás dela."
O edifício, descrito como "extremamente simples", abriga um grande número de casas dentro de uma série de volumes simples. O projeto acabará por abrigar casas de família, moradia estudantil, moradias urbanas, lofts, coberturas e até mesmo lares para idosos. Moradores terão acesso a uma série de instalações comuns, assim como um jardim de infância e oficinas, todos projetados para facilitar a vida dos moradores.
Você pode saber mais de sobre arranha-céus de madeira lendo os artigos Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira e Por que pensar em arranha-céus feitos de madeira?
Concurso
HSB StockholmPrêmio
Primeiro LugarArquitetos
Berg | C.F. Møller Architects em cooperação com DinellJohanssonLocalização
Västerbroplan, Kungsholmen, Estocolmo, SuéciaColaboradores
Tyréns, Transsolar, AKT II, DeBrandCliente
HSB StockholmÁrea
11450.0 m2Ano do projeto
2013Fotografias
Referências: C.F. Møller, HSB Stockholm 2023