-
Arquitetos: All of the Above, First Office, Schwartz and Architecture
- Área: 13716 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Naho Kubota, Eddy Joaquim
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando nos encontramos pela primeira vez com o Pinterest, foi para discutir o seu escritório em Palo Alto. Havia 12 pessoas no grupo, mas eles foram crescendo rapidamente. Evan e Ben, os fundadores do Pinterest, pediram-nos para projetar um ambiente de escritório que pudesse refletir o seu caráter não ortodoxo e crescimento. Nossa resposta foi através de monumentalidade. Ao invés de comprar uma mesa para cada novo engenheiro, propusemos uma grande mesa que iria atingir a capacidade máxima durante um longo período de tempo. Ela mede 9,7 m x 9,7 m, e poderia encaixar facilmente sessenta pessoas. A mesa entrou em produção, quando fomos chamados para outra reunião.
A empresa tinha explodido. O Pinterest triplicou em tamanho e os parceiros encontraram um armazém de 13716 metros quadrados, em San Francisco, que poderia receber facilmente 300 pessoas. Eles queriam um espaço que estivesse em um estado perpétuo de criação. Não importa quão grande a empresa ficasse, designers e engenheiros se sentiriam estimulados a contribuir com as suas melhores idéias, para preencher o espaço em branco, para decorar, destruir, e expor novamente. Entendemos que, como o próprio site, o ambiente de escritório teria que oferecer um quadro abstrato no qual relações de colaboração, sociais e emocionais pudessem começar a se formar e transformar o espaço arquitetônico.
Para nosso próximo encontro, nós trouxemos um plano, um modelo e uma citação - não uma cotação de preço, o que temos a certeza de que eles teriam preferido, mas uma citação do ensaio formalista "A arte como técnica," de 1917, de autoria do teórico literário, Victor Shklovsky:
"Habituação devora trabalhos, roupas, móveis, a esposa, e o medo da guerra. 'Se todas as vidas complexas de muitas pessoas vão de modo inconscientemente, então essas vidas são como se nunca tivessem existido." A técnica da arte é fazer com que os objetos 'desconhecidos', para fazer formas difíceis, para aumentar a dificuldade e a duração da percepção, pois o processo de percepção é um fim estético em si mesmo e deve ser prolongado. "
Argumentamos que um escritório criativo não pode funcionar em termos de eficiência, produtividade e conectividade sozinho. Para cada pessoa se tomar parte na criação da cultura da empresa, nós precisaríamos combater o ambiente habitual da mesa, a sala de conferências, e o escritório de canto. A idéia de um espaço de escritório não habitual continuou certas qualidades da casa inicial onde o Pinterest nasceu. Não havia cubículos ou hierarquias, apenas um interior doméstico transformado por jovens amantes de tecnologia em um local de trabalho.
Com estes pensamentos em mente, nós projetamos um catálogo de objetos estranhos. Grandes volumes que chamamos 'casas' criariam bolsões dentro do armazém aberto. Diferentes mesas monumentais exigiriam que as pessoas inventassem novas formas de organizar uma reunião, que ocupassem uma sala de guerra, se unindo para um almoço coletivo ou dar uma festa no bar. Mesmo a mais democrática mesa circular, ao contrário, se tornaria uma sala fechada para os engenheiros em uma entrega com prazo apertado. Tudo ao redor, superfícies brancas e vidro iriam se transformar em quadros brancos, pinboards e paredes de graffiti. O interior doméstico iria crescer e tomar corpo com objetos, desenhos e idéias formadas por meio do contato social.
Colocamos quatro casas dentro do armazém, formando em seu centro um grande espaço de encontro e nas bordas um estreito corredor de infra-estrutura com espaços de serviço que são variadamente expandidos e/ou comprimidos. Esperamos que as pessoas vejam a oportunidade aqui para conversar com seus colegas de trabalho, ir fundo em seu trabalho, aproveitar o calor do sol ou uma sala escura, e deixar o sangue correr para suas cabeças.