-
Arquitetos: Tsushima Design Studio
- Área: 23320 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Masao Nishikawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Pudong, Shanghai Wujiefang, o emblemático projeto de Shanghai Vanke introduz um projeto residencial com mais de 20000 m² de amenidades distinguidas, incluindo locais comerciais, restaurantes, um hotel-boutique e espaços para exposições de arte.
O conceito do projeto é uma re-examinação do desenvolvimento urbano nas principais cidades da China. Com o aumento do custo da terra e da densidade populacional, o desenvolvimento residencial geralmente resulta em projetos carentes de qualidade espacial.
O objetivo do arquiteto é gerar uma intervenção para romper a escala de projetos residenciais típicos na China. A altura se mantém em 15 metros, trabalhando com uma proporção mais próxima da escala humana.
Uma grande faixa verde conforma o eixo central do terreno. Uma cuidadosa integração com os sulcos de água e a vegetação gerou um "pátio central para respirar" numa cidade de alta densidade. A luz é capaz de chegar a todas as unidades residenciais e os residentes são capazes de desfrutar os pátios, que atualmente são encontrados apenas fora do centro urbano.
A peça central do projeto é uma galeria de arte na "ponte", um grande gesto com mais de 60 metros. Houve uma rigorosa investigação sobre as telas chinesas para gerar padrões personalizados, nos quais o arquiteto sutilmente incluiu o logo do projeto. As telas foram utilizadas para desmaterializar a massa do edifício. Foram colocados estrategicamente para gerar vistas a alguns lugares e bloquear a vista segundo o programa interior.