-
Arquitetos: SPACESPACE
- Área: 124 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está situado em uma área residencial em Ikoma-city, Nara, onde é um pouco mais frio no inverno em comparação ao centro de Osaka. Mas ele compartilha uma fronteira com Osaka e os moradores podem deslocar-se em apenas 30 minutos, de modo que funciona como uma cidade dormitório, tanto de Osaka, como de Nara. Esta área é um típico subúrbio residencial japonês e concebido para satisfazer as práticas ortodoxas de planejamento urbano. A estrada interna e a distância entre edifício são grandes o suficiente e cada residência possui seu jardim sul.
Para alguém que olha com cuidado, cada casa construída por uma grande fabricante de casas possui um projeto diferente, mas a cidade inteira foi desenvolvida em um curto período de tempo e, portanto, uma arquitetura homogênea cobre a área. Além disso, essas casas são construídas com componentes de aço de bitola leve, desenvolvido exclusivamente para reduzir os custos de construção. Mas esses métodos isolados incluem a aplicação peculiar para a construção, por isso não possuem a flexibilidade em mudar o seu volume exterior e a posição dos pilares.
Mais da metade do jardim sul era usado como um parque de estacionamento ilegal e, o que sobrou dele, acabou demolido no início. Empilhou-se, então, o jardim e o estacionamento na mesma posição planar, inserindo um plano de concreto que possui aproximadamente o mesmo tamanho como espaço de estar, e levantando parte dele para usar seu lado de baixo, como vagas de carros. A parte sobreposta de terraço vem até segundo nível, e relaciona-se verticalmente com a casa existente.
A aparência da casa não é apenas de sua forma exterior. Muitos elementos externos que parecem de fora do terreno (muros, portão de entrada, depósito, garagem, plantas e assim por diante) e o todo deles constituem a aparência. Um jovem casal escolheu uma dessas casas nesta área, e exigiu-nos a renovação em grande escala, incluindo alterar a aparência externa da mesma.
Além disso, este plano concreto está ligado à cozinha e o estar através de cada circulação independente, esquadrias de aço, e usado como espaço de estar ao ar livre em dias ensolarados. Algumas circulações são feitas ao longo de outros lotes adjacentes. Eles formam a comunicação com os vizinhos, assim como a planta.
O 1º pavimento, composto por alguns pequenos quartos, foi convertido em um grande espaço. Alguns pilares foram transformadas para serem anexados a algumas funções (prateleira, cabide, luz, relógio). Algumas esquadrias também foram utilizadas como bancos e mesas.
Por exemplo, um muro alto de uma área residencial de classe alta expressa a desconfiança dos moradores que ali vivem. Estes elementos passam muitas mensagens importantes à cidade. Tentamos mudar a aparência da casa e do movimento interno através da concepção de alguns pequenos elementos. A aparência da casa expressa a intenção dos moradores que exigem a confiança e a comunicação com seus vizinhos.