-
Arquitetos: Antonio Norero, Architects Carlo Bagliani
- Área: 7000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Giovanna Silva, Anna Positano
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo era projetar um edifício de escritórios de 11 pavimentos com uma varanda pública no térreo, com dois andares de garagem no sub-solo. Cada pavimento possui planta livre e além de duas escadas independentes e quatro elevadores concentrados em um núcleo central.
As diretrizes gerais já haviam sido determinadas pelo plano urbanístico local, por isso o principal objetivo do escritório responsável foi projetar a envoltória.
A ideia de uma textura quadriculada foi pensada como uma homenagem à paisagem industrial do entorno do terreno, visando um edifício pintado em xadrez preto e branco, a fim de ser visto pelo tráfego aéreo.
A partir desse ponto, o processo foi fácil: foi projetada uma cortina de esquadrias de alumínio com quatro tipos de janelas - de 1m x 1m. Uma dessas janelas possui esquadria branca (fixa) e dois tipos com a moldura preta (uma fixa e outra móvel), e uma ainda apenas com a moldura branca, sem o vidro - esse tipo foi utilizado para os elementos vazados do térreo e da cobertura.
O edifício foi concebido na tentativa de se fazer uma arquitetura quase afásica, permitindo a integração com a paisagem, além de possuir uma bela envoltória.