-
Arquitetos: David Jay Weiner
- Área: 465 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto responde ao desejo do cliente de construir uma casa de fim de semana para sua família em um terreno inclinado e densamente arborizado, com uma vista deslumbrante para o lago e para as Colinas Berkshire. A casa é de aproximadamente 464m² e foi concebida como um invólucro, semelhante a uma “folha volumétrica”, dobrada de forma a envolver-se em torno de si mesma e definir os principais espaços interiores, possibilitando também uma relação da casa com a paisagem.
A entrada é alcançada através de um pátio de cascalho, com degraus de pedra que levam às portas de vidro da entrada. Ripas de madeira seguem ao longo do átrio para borrar a distinção entre interior e exterior. O espaço interior primário abriga sala de estar, sala de jantar e uma cozinha de pé direito duplo, que atua como o núcleo principal da casa. A varanda se estende para fora da sala de jantar, proporcionando uma bela vista do lago e dos bosques circundantes. Dentre os cômodos do segundo pavimento estão inclusos uma suíte principal com deck privativo do lado de fora, e quatro dormitórios para crianças, com banheiro compartilhado adjacente. O espaço térreo é utilizado principalmente como uma sala de jogos de bilhar e sala de mídia, mas também inclui uma quitinete, sauna, adega e uma oficina situada na parte de trás da estrutura, contra a paisagem inclinada. Um grande terraço está localizado do lado de fora do pavimento térreo, atuando como um espaço ao ar livre destinado às crianças e com acesso a uma futura doca para passeios de barco, natação e encontros familiares. Ao projetar a casa, foi levada em conta a possibilidade de um futuro elevador.
A casa foi projetada para ser econômica, tanto na construção quanto na manutenção, assemelhando-se as clássicas Case Study Houses do século passado. Características sustentáveis incluem: o uso de materiais recicláveis, um aquecimento geotérmico de circuito fechado, sistema de resfriamento, e coletores de energia solar, para complementar o sistema em rede. A maior parte do terreno foi deixada intacta e em alguns pontos até mesmo restaurada, viabilizando o crescimento natural e a preservação das zonas húmidas e flores silvestres.