Arquitetos
Localização
Viaducto Miguel Alemán, Cidade do México, MéxicoÁrea
4000000.0 m²Ano Projeto
2013Fotografias
Cortesia de Aldo Urban, Cortesia de Taller 13 Arquitectura Regenerativa, Cortesia de Colectivo Urbano Ambiental (CUA)
Quando se trabalha em projetos com benefícios ambientais, sociais e econômicos para a cidade, essa deve ser considerada como um sistema único integrado por diversos elementos como montanhas, rios, avenidas, ruas, quadras, edifícios, parques, praças, entre outros. É assim como vemos a união desses dois projetos; os rios são alimentados das montanhas e desembocam em córregos. Enquanto isso, a Cidade Esportiva encontra-se no leito de dois dos rios mais importantes da Cidade do México: Rio La Piedad e Rio Churubusco.
Entendemos a importância de hidratar e cuidar de nossas florestas para poder alimentar nossas cidades cumprindo a função de continuidade dos ciclos, como o da água, que por sua vez chega a nós na forma de rios para satisfazer as necessidades básicas. O projeto da Cidade Esportiva, além de todos os benefícios urbanos, implica uma nova visão de viver na cidade, uma regeneração dos sistemas vivos, projetos de mobilidade. É um espaço idôneo para tratar as águas do rio, assim como para alcançar espaços onde se congregue a água, a vegetação, recreação, arte e a música.
Ao observar estes projetos como geradores de uma nova forma de vida com melhor qualidade do ar, com espaços públicos generosos e bem conservados, espaços comerciais, com todas as opções de mobilidade e com um esquema de valorização das propriedades que o cercam, podemos começar a visualizar um novo urbanismo sustentável.
Olhando para o crescimento populacional e a migração do campo para as cidades, é preciso repensar a maneira que nós queremos o nosso futuro. Estamos em desvantagem, em muitos aspectos, em termos de nossa qualidade de vida e do estado dos nossos recursos. Queremos alcançar um planejamento da cidade em conjunto com as autoridades, os cidadãos, o setor privado e com o setor comercial, para obter bons resultados pensando e vislumbrando o futuro, a longo prazo.