Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o Studio-X Rio inicia sua programação de eventos de 2014 com a abertura da instalação “Inclinação: escavando até a China (buracos)”, um “poema concreto” de Michele Fornabai construído no Studio-X Rio utilizando materiais locais, que constrói buracos conceituais entre Pequim, Tóquio, e Rio, possibilitando assim uma ocupação de paisagens imaginárias, parte da série Poesia Concreta: Atos conceituais de Arquitetura em Concreto.
Antípodas são pontos opostos entre si no planeta. É comum dizer para crianças que escavando um buraco no chão pode se chegar até a China. Na verdade, se pudéssemos cavar um buraco em Pequim atravessando o planeta, chegaríamos aproximadamente 200km de Buenos Aires. Os planos inclinados da instalação “Inclinação: escavando até a China (buracos)” tem uma angulação precisa que mapeia pontos específicos no globo, cada plano materializa uma paisagem imaginaria desses pontos. Os moldes apresentados na instalação foram moldados no Studio-X Rio durante uma residência de seis semanas da artista.
Uma instalação “inversa” foi construída no Studio-X Pequim em Outubro de 2013, local antípodo ao Rio, e apresentado no Museu de Arte Yuan.
Data: 13 de janeiro, segunda-feira
Horário: 19h00
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro - RJ
Via: Studio-X Rio
Título
Inclinação: escavando até a China (buracos)Website
Organizadores
De
13 de Janeiro de 2014 07:00 PMAté
13 de Janeiro de 2014 10:00 PMOnde
Studio-X RioEndereço
Praça Tiradentes, 48 - Centro, Rio - Rio de Janeiro, 20060-070, Brasil