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Arquitetos: Tacoa Arquitetos
- Área: 558 m²
- Ano: 2008
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Fotografias:Eduardo Eckenfels, Vicente de Mello
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Arte Contemporânea Inhotim localiza-se em Brumadinho, perto de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Uma iniciativa pessoal do empresário da indústria de mineração Bernardo Paz, o museu tem um conceito arquitetônico incomum. Em vez de resumir todas as suas instalações em um edifício único, é composto por muitos pavilhões espalhados em um parque de aproximadamente 35 hectares.
A Galeria Adriana Varejão foi concebida para abrigar duas obras do artista adquiridas pelo museu e expostas na Fundação Cartier: a escultura Linda do Rosário e o políptico Celacanto Provoca Maremoto (com o desenvolvimento do projeto, o artista criou mais quatro obras para do edifício). O projeto deveria ocupa uma encosta com uma pequena inclinação (típico da topografia de Minas Gerais, composta por colinas suaves e antigas), parcialmente cercado por mata nativa, uma área anteriormente utilizada para armazenar recipientes. A topografia original foi modificada para esta nova utilização: um enorme deslocamento de terra cortou o terreno, criando o grande plano horizontal necessário para obra.
A orientação do projeto teve como objetivo recompor a topografia original do local e inserir nele um elemento artificial: um bloco regular de concreto armado parcialmente inserido na encosta. A estrutura do edifício é constituída por uma parede de retenção irregular que ganha espaço no piso térreo e recebe as cargas do bloco, na sua parte mais profunda, através de dois feixes, no meio, através de quatro colunas integradas na parede.
O edifício também foi concebido como um caminho em espiral que conecta dois níveis diferentes do parque, alternando momentos de contração/passagem e expansão/exposição: a partir do piso térreo, (1, contração) no meio do espelho d’água, em uma passagem estreita, longe do edifício; (2, expansão: a obra de Adriana Varejão, Panacea Phantastica, um banco de azulejo com desenhos de plantas alucinógenas) a pequena praça quadrada do piso térreo; (3, contração) o passeio se volta para o edifício; (4, expansão: a escultura Linda do Rosário e a pintura The Collector) no piso térreo, abaixo do bloco de concreto; (5, contração) as escadas; (6, expansão, o políptico Celacanto Provoca Maremoto) o primeiro pavimento, no interior do bloco de concreto; (7, contração) a rampa; (8, expansão: outro banco azulejo, agora com desenhos de pássaros, Passarinhos de Inhotim a Demini) o terraço, acima do bloco de concreto; (9, contração) a ponte. E vice-versa.
Originalmente publicado Janeiro 10, 2014.