-
Arquitetos: Paul Le Quernec
- Área: 1250 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:11h45
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este novo centro sócio-cultural é parte de um programa de desenvolvimento maior numa região desfavorecida de Mulhouse. O terreno atribuído ao centro era apertado, e requeria uma construção rigorosa que não deveria infringir a nova estrutura urbana formada pelos elementos que ainda estão por vir: apartamentos, praça, parque, parque infantil, etc.
O edifício, com o seu design expressivo, prepara-se para simbolizar a extensa transformação do bairro. O objetivo é duplo:
- Expressar o dinamismo do espaço sócio-cultural e seus usuários;
- Impedir que a construção torne-se um bloco monolítico preso entre torres de apartamentos.
O piso térreo é composto de duas partes que podem trabalhar em conjunto ou separadamente. Estas estão cuidadosamente alinhadas umas com as outras e as bordas do lote, antes de torcer no próximo andar. À medida que sobem, eles escapam da influência do terreno e viram-se para o parque. Isso produz volumes deformados evocando uma energia que dificilmente pode ser contida. O projeto interno é baseado nos mesmos princípios.
Um pequeno vestiário, mesa e bilheteria foram adicionados para que o espaço possa funcionar como um salão comunitário. As diferentes entidades do edifício podem operar simultaneamente, mas separadamente. No primeiro andar, o público pode acessar um pátio protegido por uma grade monumental das vistas externas, com vistas para o parque ou a praça, mas sem ser visto. Isto significa que a cozinha-escola ou até reuniões ou sessões de treinamento podem ser movidas para externamente com tempo bom.
Grande atenção foi dedicada a ajudar os visitantes a encontrar o seu caminho em torno do edifício. Janelas e vistas abertas fornecem pontos de referência interna e externamente ao edifício. Estas aberturas também fornecem iluminação de alta qualidade em toda a edificação, ainda um outro meio de enfatizar o valor dos visitantes e usuários.