![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7aef/e8e4/4e86/5400/0064/newsletter/CHA_01_MCMILLAN_006.jpg?1383693032)
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ben McMillan
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7b7a/e8e4/4e86/5400/0070/newsletter/CHA_E_42.jpg?1383693170)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A extensão urbana de Jinzhou, uma cidade de três milhões de habitantes, localizada a menos de 500 quilômetros a nordeste de Pequim, foi articulada pela criação de um novo grande parque público de 176 Ha em uma área aterrada junto ao mar. Durante a primeira fase, o parque abriga a Exposição Mundial de Arte de Paisagem de 2013 e uma vez que a Expo se encerra, a área vai se tornar o parque central de um novo desenvolvimento urbano.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7aef/e8e4/4e87/9c00/005a/newsletter/CHA_02_MCMILLAN_007.jpg?1383693033)
20 projetistas internacionais foram contratados para projetar 20 projetos dentro de um perímetro circular comparável em diferentes locais do parqu, ligando o programa e a identidade dos projetos à bagagem e formação cultural dos designers.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7af7/e8e4/4ef0/0400/006c/newsletter/CHA_E_30.jpg?1383693039)
O projeto da expo é baseado no paradoxo de que a globalização, embora tipicamente seja associada com a destruição da identidade cultural local, também pode ser capaz de gerar uma espécie de identidade. O projeto do Parque Mosaico vai além disso e tem como objetivo criar uma ligação entre os cidadãos e o lugar, dando um significado mais amplo para o local.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7af8/e8e4/4e86/5400/0065/newsletter/CHA_E_29.jpg?1383693041)
O projeto faz experimentos com o conceito de hibridização cultural, que é um fenômeno desenvolvido durante muitos séculos de intercâmbio comercial e cultural entre o Ocidente e o Oriente.
Por um lado, o uso de peças de cerâmica quebradas locais de cores diferentes para a materialização do pavimento e dos bancos do parque e para as fachadas do museu evoca a tradição de mosaico que foi difundida por toda a Europa pelo Império Romano e que evoluiu ao longo da história até os dias de hoje trazendo soluções técnicas, tais como a técnica trecandís usada pelos arquitetos modernistas catalães.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7b00/e8e4/4e86/5400/0066/newsletter/CHA_04_MCMILLAN_011.jpg?1383693049)
Por outro lado, a geometria do parque é inspirada no esmalte craquelado da porcelana chinesa desenvolvida a partir do século 10, durante a dinastia Song nas peças de cerâmica Ru Ware e Ge Ware. O Parque Mosaico e o Museu da Cerâmica lembram os cidadãos que a região de Jinzhou já foi em um período, uma área de produção de cerâmica e porcelana, embora essa tradição fora perdida por séculos, estando hoje esquecida.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7b09/e8e4/4e87/9c00/005b/medium_jpg/CHA_E_32.jpg?1383693056)
Paisagem Híbrida: mistura de arquitetura e paisagem
O projeto representa o paradigma do parque urbano contemporâneo, que não é nem um fragmento da paisagem natural, nem um pedaço paisagístico da cidade, mas a mistura de ambos. O Parque Mosaico apresenta um caráter híbrido que combina arquitetura com a paisagem e a natureza com artifício.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7b10/e8e4/4e86/5400/0067/newsletter/CHA_05_MCMILLAN_020.jpg?1383693064)
A geometria irregular do parque é espacialmente desdobrada em uma topografia tridimensional com rachaduras, onde paisagem e arquitetura se fundem em uma superfície contínua formada por 884 planos irregulares.
Além disso, esta geometria é incorporada como um mosaico policromático formado pela combinação de flores de quatro espécies e cores diferentes com mosaicos criados com pedaços de cerâmica chinesa local. Flores e mistura de cerâmica em um mosaico colorido que traz a natureza e artesanato local juntos.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7b24/e8e4/4e86/5400/0069/newsletter/CHA_08_MCMILLAN_019.jpg?1383693082)
A geometria do edifício do Museu da Cerâmica é concebida como uma extensão da geometria rachada do parque, e ela se materializa com os mesmos azulejos utilizados para o pavimento do parque, que são combinados na fachada do edifício com aberturas envidraçadas também seguindo padrões irregulares.
O mosaico policromático formado por superfícies vegetais e cerâmica fornecem unidade geométrica e visual para o projeto evitando a separação habitual entre hardscape e softscape. Paisagem e arquitetura, o Parque Mosaico e o Museu da Cerâmica, se fundem em um único trabalho, ao mesmo tempo multifacetado e surpreendente, caracterizado pelo seu caráter híbrido e forte conteúdo plástico.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7be2/e8e4/4e87/9c00/006b/medium_jpg/CHA_IP_2.jpg?1383693269)
Ativador de Vida Pública
O parque e museu como ativadores da vida pública de duas maneiras.
Por um lado, o Parque Mosaico pretende ativar o uso do espaço público. A natureza icônica do projeto serve como uma atração que convida os visitantes a desfrutar de uma experiência multi-sensorial. Os diferentes elementos do parque foram dimensionados de acordo com a escala humana para oferecer espaços confortáveis para caminhar, sentar e brincar. O parque também foi equipado com bancos longos para criar lugares informais para reuniões espontâneas entre os cidadãos.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7b46/e8e4/4ef0/0400/0073/newsletter/CHA_E_39.jpg?1383693116)
Por outro lado, as funções do Museu da Cerâmica como um ativador da vida cultural e social de Jinzhou, tentando despertar a curiosidade do visitante sobre o passado do lugar, transmitindo uma tradição perdida, e, finalmente, a criação de um programa de exposições e eventos públicos como um novo ponto de encontro para os cidadãos.
Plataforma Social
O Museu da Cerâmica é concebido como uma estrutura aberta, onde o programa evolui ao longo do tempo, oferecendo uma nova plataforma social para mostrar o trabalho de artistas locais, designers e artesãos que trabalham e experimentam com a tradição da cerâmica e porcelana.
Tem a intenção de despertar o interesse dos cidadãos sobre as suas tradições, mas de maneira mais importante, visa promover a indústria criativa local e um design contemporâneo com a construção de um espaço emblemático e moderno para exposição, divulgação e venda de artesanato local.
Em última análise, o Museu da Cerâmica tem como objetivo não só energizar o uso público do parque, mas também a economia local e a vida cultural da cidade, a fim de alcançar um impacto social mais amplo, para além do seu propósito primordial de lazer.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5279/7c29/e8e4/4ef0/0400/0084/newsletter/Floor_Plan.jpg?1383693347)