A Casa Ponce é uma residência construída num tradicional bairro dos anos 40 da cidade de Buenos Aires, Argentina.
O terreno é extremamente comprido e estreito (16 x 120), com significativa vegetação em seus limites, situado numa ladeira íngreme com vista para o Rio de la Plata numa de suas extremidades.
A idéia do partido é permitir uma vista completa a partir do acesso da edificação até o rio, de forma que a casa não transforme-se num elemento que divida o terreno, e sim, num elemento de continuidade da paisagem privilegiando as visuais de qualquer ponto do projeto.
O programa arquitetônico foi distribuido em dois volumes flutantes e um volume estrutural semi-enterrado no terreno. No térreo, estão os espaços de uso comum, a cozinha, terraços e a piscina, acoplado num volume completamente vidreado que relaciona-se visualmente com o terreno em todas as direções.
No pavimento superior estão dispostos os dormitórios no volume mais fechado que o anterior privilegiando a privacidade. Este setor da residência está diretamente ligado a cobertura que funciona como terraço e é plenamente ocupado pelos usuários. No subsolo estão a lavanderia, sala de ginástica, adega e dormitório de serviço.
A edificação apresenta um interessante jogo volumétrico e estrutural, de forma que o volume mais fechado que contém os dormitórios, praticamente pousa sobre um volume de vidro, que por sua vez flutua sobre uma base estrutural afundada no terreno onde situa-se o setor de serviços. A Casa Ponce propõe uma série de novas perspectivas sobre o Rio de La Plata, num terreno difícil e com pouca insolação.
Informação Complementar:
- Colaborador: Pablo Riquelme
- Paisagista: Juan Grimm
- Empresa Construtora: Stieglitz
- Engenheiro Estrutural: Enzo Valladares
Ano de construção: 2001- 2003