- Área: 850 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jorge Taboada
-
Fabricantes: Grupo Arca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um local privilegiado ocupado por uma casa antiga e obsoleta, enfrentamos um dilema: renovar ou demolir tal casa, a fim de abrir caminho para um novo projeto residencial. Em conjunto com o cliente decidimos ir para a última alternativa e ir em frente com a demolição, ajustando a topografia de acordo com o novo sistema, que vai procurar se beneficiar das maravilhosas vistas sobre a cidade, o jardim posterior quase desaparece, deixando apenas um estreita jardim contemplativo, que adquire um caráter muito especial devido a uma bela rocha original existente.
A cozinha, sala de refeições, sala de estar e quarto principal desfrutam deste efeito visual. Para a frente da propriedade, um grande terraço semi-coberto é construído em torno de uma piscina infinita, que nos faz esquecer por um momento a condição urbana do projeto, graças às grandes áreas verdes de um parque logo em frente da propriedade, que visualmente se junta ao enorme verde do campo de golfe do Country Club.
Dentro da casa, uma grande sala de estar com pé direito duplo com um conjunto de clarabóias de concreto expostas torna-se o coração do projeto, devido ao efeito interessante da luz natural controlada que inunda toda a área. Em volta de tal espaço, os quartos, decks, home theater e home office completam o programa. No último nível, o home office aproveita as vistas esplêndidas da cidade, além de estar visualmente conectado através de uma grande janela para a sala de pé direito duplo, adquirindo uma condição de grande transparência e dando a sensação de ser uma ponte flutuante sobre o terraço.
Os materiais, principalmente o concreto cinza aparente, a madeira de carvalho cinza e as fachadas em granito preto, assim como o estuque branco no interior e exterior, contribuem para o projeto ter um caráter tanto sofisticado como contemporâneo.