-
Arquitetos: DOX Arquitectos
- Área: 383 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:David Emir Cervera Castro
"La Tratto" Santa Lucia é um restaurante italiano com design eclético, localizado no centro histórico de Mérida, Yucatán. O edifício colonial em que este projeto foi realizado é listado como um monumento histórico.
No coração do centro histórico está localizado o Santa Lucia Park, este espaço é imperdível para os habitantes locais e estrangeiros, assim como a serenata e as danças tradicionais.
O parque é delimitado por 24 arcos em um "L" de 11 arcos olhando do leste e 11 ao sul, mais um do acesso na 55th Street e outro na rua 60. Por trás desses arcos, 10 casas que foram demolidas pela passagem dos anos.
O destaque foi o espaço do telhado com vigas de sapoti, que foi restaurado exatamente como era originalmente e uma arcada coberta com colunas coríntias ainda de pé, apesar dos anos que passam.
Os arquitetos decidiram fazer uma homenagem a esses dois elementos, por isso, decidiu-se localizar os serviços aéreos de forma discreta para não jogar para baixo tais elementos.
O bar principal para atendimento ao cliente estava coberto de mogno e mármore branco que cria uma atmosfera de nostalgia para a época, lâmpada de vidro branco que paira sobre ela, e leques de teca foram colocados para reforçar a ideia de antiguidade e para melhorar a escala espacial.
Em frente ao bar uma cozinha aberta, na qual contrastam a modernidade dos equipamentos com design em aço inoxidável, com o chão da cozinha da celulose original, que abrange o fogão a lenha.
Acima do mobiliário de cozinha de tamanho monumental que, além de esconder discretamente a área de armazenamento, traz à mente a velha clínica na época.
O chão estava coberto com diferentes "tapetes" de massa plana, que ainda é produzida da mesma forma tradicional, razão pela qual um mural em uma parede onde você pode ver o passo a passo foi dedicado ao processo.
Os serviços de saúde foram localizados no exterior do edifício existente, em um módulo separado que por sua vez, foi utilizado para identificar e resgatar um centro que havia sido perdido com o tempo.
O projeto original de mobiliário, qualidade de iluminação e combinação de materiais selecionados tornam este espaço um deleite para todos os sentidos.
Desafios e Limitações
O principal desafio deste projeto foi o de respeitar a estrutura original do edifício e destacar seus atributos de design clássicos coloniais e combiná-los com elementos modernos para criar um ambiente acolhedor e contemporâneo.