-
Arquitetos: [tp3] architekten
- Área: 180 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Mark Sengstbratl
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa térrea da década de 60 recebeu uma reforma e reparações maiores. A lista dos requisitos estabelecidos pelo cliente, além da renovação da distribuição do espaço para responder às necessidades e funções cotidianas reais, também pediram uma renovação térmica completa e redesenho. Com o objetivo de adaptar a construção existente a estes requisitos, a planta teve que ser redesenhada, assim como ampliar as aberturas para janelas, admitindo com isto mais luz aos ambientes, a criação de uma referência direta com o exterior.
O velho telhado de duas águas foi desfeito e substituído por um segundo, embutido no pavimento superior. Esta estrutura recém agregada contém os dormitórios com acesso direto ao terraço, criado pela cobertura plana. Desde este ponto de vista abre-se a magnífica vista, sem obstáculos, da paisagem natural circundante.
Uma discreta casca estrutural gera a impressão de ser muito compacta, uma impressão que é reforçada pela madeira de lariço sem tratamento na fachada. Uma interação ingênua de placas horizontais na fachada e perpendicularmente colocadas, refletem as proporções do térreo e pavimento superior. A fachada de madeira, como em muito edifícios agrícolas, é sinônimo de uma grande proximidade e a interação com o espaço natural denso ao seu redor.
Ao proporcionar uma "base", o edifício parece flutuar sobre o terreno sem a menor interferência no espaço natural que o rodeia. No nível do jardim, árvores densamente plantadas proporcionam a sensação de intimidade e proteção. O mesmo efeito é atingido no pavimento superior devido à parte rebaixada do edifício.