O escritório REX foi selecionado como um dos cinco finalistas para o projeto do edifício de 173.000 m² em Kuala Lumpur, Malásia. Apelidado de "Equator Tower", a proposta apresenta um dispositivo de sombreamento retrátil de fibra de vidro reforçada que envolve uma esbelta torre de 80 pavimentos, bloqueando a incidência solar em todas as quatro fachadas.
Cada pavimento, composto por lajes de 12 metros de largura, abriga escritórios, espaços comerciais e de lazer e outras instalações - como um observatório e diversos saguões - localizados em diferentes níveis da torre. Fechamentos em vidro sem esquadrias, indo do chão ao teto, envolvem os espaços internos dos escritórios, sendo necessário apenas algumas esbeltas colunas distribuídas pelo perímetro do edifício.
A pele do edifício age como um véu e se apresenta em dois estados. Durante o dia, esta pele é tencionada, "criando uma silhueta lírica e de alto desempenho". O véu protege os escritórios da luz do sol e do ofuscamento, proporcionando 85% de opacidade.
Em dias nublados e à noite o véu é recolhido para os pavimentos técnicos, revelando um núcleo rígido que, sem dúvida, se tronará um ícone no skyline de Kuala Lumpur.
Arquitetos
Localização
Kuala Lumpur, Federal Territory of Kuala Lumpur, MalásiaEquipe de Projeto
Adam Chizmar, Danny Duong, Luis Gil, Alysen Hiller, Gabriel Jewell-Vitale, Roberto Otero, Se Yoon Park, Joshua Prince-Ramus, Yuan Tiauriman, Cristina WebbArquiteto Executivo
DPConsultores
ARUP, Barker Mohandas, DEGW, Front, Magnusson Klemencic, Martha Schwartz PartnersÁrea
173000.0 m2Ano do projeto
2013Fotografias
Luxigon, Courtesy of REX