A proposta apresentada propõe a criação de um equipamento de importância fundacional para a comunidade que integra a freguesia de Brufe, Vila Nova de Famalicão. Possuirá valências de ordem social, dotando a população de um espaço único, de abrangência alargada, integrando todas as faixas etárias, dos mais novos aos mais idosos.
O programa será constituído pelos seguintes núcleos: Centro de Dia (20 pessoas), Creche (33 crianças) e Lar de idosos (24 pessoas). O edifício terá também condições para servir de base à prestação de apoio domiciliário aos mais idosos (30 pessoas).A partir de um bloco, de uma massa paralelepipédica são escavadas aberturas profundas que iluminam o espaço interior ou, na maioria dos casos, rasgam e perfuram o edifício até ao seu pátio interno.
A construção é virada do avesso: para o exterior um alçado maciço, recortado, opaco; para o interior um revestimento vítreo, contínuo, protegido pelos rasgos precisos executados na parte superior do paralelepípedo. Cada escavação provoca um acontecimento com o espaço envolvente: ali o espaço coberto de estacionamento, aqui a entrada principal a partir da rua de acesso, além uma bancada coberta para a organização de eventos ao ar livre.
O programa exigido organiza-se funcionalmente em blocos em torno do espaço central. Á comunicação física pontual entre si, acrescenta-se uma relação visual permanente. Distribuem-se de tal forma que permitem a interconexão ou independência quando necessário.
As valências complementam-se pela utilização de serviços comuns, optimizando o seu funcionamento.
Informação Complementar:
- Projeto Técnico:
- Estruturas: Eng. António Ramos – “R3R Gabinete de projectos Lda”
- Instalação Elétrica: Eng. Joaquim Filipe Leite de Abreu – “Apótema Gabinete de Projectos Eléctricos, Rita e Gás Lda”
- Projeto HVAC: Eng. António João Gomes da Costa Palmeira – “Gaprel”