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Arquitetos: Jesús de los Ojos Moral
- Área: 3612 m²
- Ano: 2008
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Fotografias:Juan Carlos Quindós, Pedro Iván Ramos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está numa posição intermediária entre a antiga "Cañada de Puente Duero", com sua tipologia de casas isoladas enfileiradas e o novo Plano Parcial "El Peral" em Valladolid.
Em relação ao caráter da área - uma mistura de ambiente rural com urbanização periférica - o estúdio buscou implementar a proposta de modo consciente e adequado ao ambiente e à escala dos edifícios circundantes. Assim, o edifício se configura externamente como um grande plano horizontal sob o qual se movem, com uma volumetria bem definida, os diferentes elementos que compõe o projeto, e sobre o qual surgem alguns elementos representativos. O refeitório, a sala multi-uso e o ginásio apresentam, então, pés-direitos muito altos. A estrutura destes espaços específicos é composta por grandes vigas de concreto que, associadas às claraboias, proporcionam uma grande escala a estes ambientes.
Dado que o edifício se desenvolve horizontalmente, foi decidido que os volumes inferiores ao plano horizontal seriam de material cerâmico, de cores diferentes dependendo do uso. Deste modo, a diferença entre estas múltiplas peças que correspondem a cada uso do edifício é formalmente materializada.
No perímetro da cobertura há grandes elementos de concreto pré-fabricado que sustentam o espesso plano horizontal.
Sobre este plano estão localizadas, como se fossem pequenas caixas, as claraboias do refeitório e do ginásio, além de um pequeno volume que abriga quatro salas de aula. Este volume apresenta uma fachada homogênea composta por elementos cerâmicos, assim, as cores e texturas são uniformes e harmonizam com o restante do edifício.
O programa do edifício se organiza em um grande pavimento térreo e um volume com 4 salas de aula no primeiro pavimento.
No térreo há três áreas claramente diferenciadas: salas de aula, serviços e ginásio. As salas estão organizadas longitudinalmente em dois corredores iluminados por pátios, entre os quais se localizam os banheiros e duas salas de aula para grupos pequenos. Na fachada sul do edifício há um balanço que impede a insolação direta e serve de varanda para as áreas infantis.
Durante o processo de projeto, percebemos as diferenças entre os usuários da escola, assim, algumas medidas foram tomadas, como por exemplo na parte mais baixa dos mobiliários, que permitem conexões visuais ou apresentam diferentes tratamentos de cores e texturas para as crianças.