-
Arquitetos: Virginiaarq
- Área: 1318 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jara Varela
Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa fundamental na concepção deste projeto é dupla: primeiramente, a máxima racionalização do plano funcional definido pelo governo local e, em segundo lugar, o estudo do melhor posicionamento e iluminação baseado nas condições geográficas e climáticas da região rochosa de Bavia.
A primeira premissa é resolvida ao se concentrar a maior parte do programa funcional e das áreas de fluxo mais intenso de pessoas no pavimento inferior. Assim soluciona-se a maior parte das questões de acessibilidade do edifício.
A segunda premissa se baseia na busca pela luz natural em todos os ambientes do edifício. Prestando especial atenção no posicionamento das aberturas em diferentes partes do complexo e respeitando a orientação solar, busca-se garantir o melhor desempenho energético e as maiores condições de conforto térmico.
Para resolver adequadamente estas duas premissas, o edifício foi implantado ao redor de um pátio central. Isto representa a solução ideal para se concentrar no nível inferior todos os espaços necessários para atendimento médico.
O edifício é concebido, em termos de volume, como uma estrutura de concreto com uma cobertura metálica inclinada. Esta foi a melhor solução encontrada dadas as condições climáticas da região, com severas tempestades de neve durante o inverno. Os materiais escolhidos foram o concreto e a telha de zinco, que garantem durabilidade, baixos custos de manutenção e possibilidade se posterior reciclagem. Estes materiais proporcionam uma personalidade distinta, bem definida para o edifício, sem impor uma distorção visual em meio às vilas do entorno.
Dois acessos diferentes garantem o bom funcionamento do centro de saúde. Pode-se acessar a Área de Emergências e a área de visitas regular de modo independente, porém, estes acessos apresentam uma conexão entre si que pode ser usada quando necessário.