-
Arquitetos: LH14 Arquitectos
- Área: 15335 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:KS Fotografía
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em um edifício de escritórios para uma instituição pública. Foi-nos pedido que desenvolvêssemos dois edifícios que constituíssem um grupo homogêneo com uma imagem comum, sendo que a construção de um deles seria deixada para uma fase posterior.
A principal intensão do projeto foi desenvolver um edifício altamente flexível que pudesse tirar vantagem das melhores condições de iluminação e qualidade interior dos espaços. Para isso, o prédio é dividido longitudinalmente em dois corredores com um grande pátio central, permitindo a entrada de luz natural em ambos os lados destes. O espaço interno, completamente translúcido, é marcado por vigas de 11 metros de comprimento.
Dada a notável inclinação e extensão do terreno, decidiu-se unificar visualmente ambos os edifícios através de uma estrutura de concreto na porção superior da construção. Assim, os dois edifícios, cujas entradas estão em níveis diferentes, mantêm uma imagem única, já que seus pavimentos superiores estão alinhados.
Buscando alcançar uma imagem única e adequada para sua proposta, o edifício apresenta um grande átrio externo que recebe os visitantes e usuários. Isto só é possível devido às vigas de concreto armado que transpassam 25 metros de vão sobre o átrio mencionado.
O programa de necessidades proposto se desenvolve em quatro pavimentos acima do nível do solo e dois subsolos. Acima do solo, um dos pavimentos servirá como acesso público, seguido por três pavimentos de escritórios e uma ático com um grande terraço.