Reforma Casa de Tobías y Reme / Pablo Muñoz Payá Arquitectos

Reforma Casa de Tobías y Reme  / Pablo Muñoz Payá Arquitectos - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Pablo Muñoz Payá Arquitectos; Pablo Muñoz Payá Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  204
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
Esquema Armários

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se baseia em uma reforma integral de uma casa existente no centro urbano de Petrer (Alicante, Espanha). O programa se distribui da seguinte forma: garagem no piso térreo, área diurna no primeiro pavimento e noturna no segundo. Na fachada existente atua-se de forma cirúrgica eliminando somente os peitoris de tijolos da frente dos terraços e unindo dois vazios que conectam o salão com seu terraço.

Diante da presença do edifício existente, pretende-se criar uma nova atmosfera, atualizando a antiga casa com mecanismos e linguagens de nossa cultura atual. Busca-se uma atmosfera de calma, de serenidade luminosa, oferecendo uma sensação de conforto que atenda igualmente corpo e espírito. A função foi destacada em um enfoque utilitarista combinado ao artesanato, à imaginação e à inovação. Aparece na casa uma tendência à abstração, com os materiais reduzidos a sua essência mínima e trabalhados com cuidado.

© David Frutos

Partiu-se do desejo do cliente de maximizar a sensação de amplitude. A partir de uma distribuição muito fragmentada, propõe-se conectar e ampliar os ambientes da casa. A qualidade de cada metro quadrado é sua versatilidade, que permite multiplicar os usos do espaço e, portanto, sua extensão aparente. No primeiro pavimento, conectam-se espacialmente o salão e a cozinha-jantar, este último com a possibilidade de se fechar hermeticamente para evitar a saída de odores ao cozinhar, através de um sistema de quatro folhas de vidro de correr que nunca sacrifica a continuidade visual do conjunto. A cozinha não é mais o lugar marginal que foi na casa, mas um lugar com um alto nível tecnológico convertido em área de estar e lazer.

© David Frutos

Outro pedido do cliente foi dar à casa o máximo espaço de armazenamento, pelo que se interferiu nas fachadas, muito poluídas por pilares e tubos, regularizando seu perímetro interno e resolvendo todas as questões práticas como as instalações e o armazenamento mediante um armário contínuo. Este armário integra elementos como venezianas, persianas, caixas de eletricidade, sempre facilmente graváveis. A fachada, agora uma parede equipada, já não é uma simples linha de separação entre interior e exterior, mas uma eficaz parede de serviços que deixa penetrar luz e ar, permitindo liberar o restante do espaço e dotando a casa de um excelente isolamento térmico extra. O limite do espaço se enriquece, se equipa, armazena.

© David Frutos

No pavimento superior se situam duas habitações permanentes e uma flexível multiuso, todas voltadas para o terraço. Mantendo o conceito de armário contínuo neste segundo pavimento, o perímetro das habitações conta com um armário expandido coincidindo com a fachada, incrementando o uso da superfície. A habitação flexível cumpre as necessidades de dormitório de forma esporádica, ao mesmo tempo que funciona como pequena sala de estar na maior parte do tempo. Uma divisória flexível formada por quatro painéis de madeira permite a abertura total da habitação para o corredor quando não é utilizada como dormitório, possibilitando aproveitamento duplo e melhorando a experiência espacial quando se chega ao pavimento superior.

A casa se encontra rodeada por blocos de casas de 5 pavimentos, sendo a falta de privacidade nos terraços para possibilitar um uso estendido das mesmas uma preocupação do cliente. Decidiu-se dispor na frente dos terraços lâminas de correr de alumínio que filtram a incidência solar e visual externa para criar um ambiente com a privacidade desejada.

© David Frutos

Cuidou-se ao máximo da eficiência energética, dotando a casa de um excelente isolamento térmico em todo o perímetro. A climatização é feita com uma instalação completa e integrada, através de uma bomba de calor com suporte de energia solar, que aquece água no inverno e a distribui por uma rede, e que resfria água no verão.

Procurou-se dotar a obra de um grau de intensidade equivalente em todas as suas partes, uma atenção estética similar em todos os seus elementos. Reivindicamos nossa condição artística. Mas ao mesmo tempo somos técnicos que trabalham com precisão, com exatidão. A precisão foi um dos elementos chave do sistema de trabalho nessa casa. Exige uma atividade concentrada e atenta durante todo o processo. O refinamento visual e o emprego de técnicas e materiais não são, assim, outro elemento ou instrumento através do qual busca-se alcançar o verdadeiro objetivo: tornar nosso mundo habitável e, em particular, o âmbito de nossa vida cotidiana. Além disso, a excelência no projeto está baseada na integração de uma rede de profissionais que tem em comum o prazer no trabalho, dando lugar a um ambiente de criatividade compartilhada capaz de gerar uma motivação contagiosa.

Planta 1, Inicial e Reformada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Casa de Tobías y Reme / Pablo Muñoz Payá Arquitectos" [Reforma Casa de Tobías y Reme / Pablo Muñoz Payá Arquitectos] 19 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-169193/reforma-casa-de-tobias-y-reme-slash-pablo-munoz-paya-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.