- Área: 3000000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Bill Lyons
Descrição enviada pela equipe de projeto. MIAMI – 22 de outubro, 2013 – Projetado pelo escritório de arquitetura e design globalmente premiado Perkins+Will, em colaboração com Dar Al-Handasah (Shair and Partners) (Dar), o campus em Princess Nora Bint Abdulrahman University (PNU), oferece instalações educacionais em todas as principais disciplinas acadêmicas para até 60.000 estudantes de graduação do sexo feminino. A maior universidade do mundo projetada para mulheres e composta por três milhões de metros quadrados, PNU é líder global no ensino do século XXI. Diferente da maioria dos campus que normalmente levam décadas para se formar - todas as instalações em PNU foram construídas simultaneamente.
Pela primeira vez, imagens estão sendo compartilhadas com o público. Perkins+Will e Dar criaram um ambiente para mulheres para a maior parte do campus (apenas o Centro Médico e áreas limitadas do centro de pesquisa são mistas). Arquitetura regional e tradição cultural inspiradas pelo uso de divisórias treliçadas ou mashrabiy’yah para estrategicamente filtrar privacidade em espaços externos e permitir maior visibilidade dentro do campus.
O projeto altamente colaborativo, liderado pela Diretora de Projeto Pat Bosch, envolveu aproximadamente 150 profissionais de Perkins+Will de cinco escritórios, integrando múltiplas disciplinas de arquitetura e interiores até ambientes de marca. Perkins+Will projetou PNU's Health Sciences and Research Campus, Academic Medical Campus, Academic Campus, escolas K-12 e instalações de esportes e recreação. O plano diretor, centro administrativo e edifícios residenciais, um monotrilho em todo o campus e a estrutura geral foram projetados por Dar Al-Handasah, o arquiteto e engenheiro de registo, que também dedicou 150 pessoas ao projeto. Localizado em Riyadh, Arábia Saudita, a maior parte dos edifícios do campus PNU estão registrados no sistema de classificação USGBC's LEED®, com certificados LEED Gold e LEED Certified. Quando os projetos foram registrados, dobraram o número de projetos LEED na Arábia Saudita.
“Este projeto teve grande significado pessoal e profissional", disse Bosch. "É o tipo de projeto transformador que nosso escritório busca realizar: fazer a diferença e ajudar em parceria com a visão de liderança de um país."