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Arquitetos: Inês Lobo Arquitectos
- Área: 12000 m²
- Ano: 2010
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Fotografias:Leonardo Finotti
Do arquiteto: A Escola Secundária Avelar Brotero foi fundada em 1884 com o nome de Escola de Desenho Industrial. As sucessivas reformas foram introduzindo mudanças na designação da escola, mas não em sua vocação letiva, que mantém até hoje, a par dos currículos regulares, uma vertente de ensino baseada em oficinas e na tecnologia. Tal programa letivo se reflete naturalmente no edifício que a Escola ocupa desde os anos 50: trata-se de um conjunto edificado constituído essencialmente por três blocos/ conjuntos de espaços articulados entre si e em torno de um espaço aberto central.
O primeiro bloco implanta-se ao longo da Rua General Humberto Delgado (Corpo A), onde se localizam as salas de aula, laboratórios, áreas administrativas e biblioteca. Ligado a este bloco, um bloco central (Corpo C) abriga o ginásio, o refeitório, o bar e um pequeno conjunto de salas de aula em dois braços destacados deste corpo. Um último grande bloco é constituído pelas áreas de oficinas (Corpo B), que completam o conjunto edificado. Os espaços exteriores são ocupados, na sua maior parte, por áreas esportivas.
Estrutura volumétrica e espacial clara e flexível; extensa área global; extensas áreas externas.
Ocupação desequilibrada dos espaços; notório déficit de área em alguns espaços programáticos; pouca clareza na articulação dos volumes construídos.
Estratégia: Identificadas as mais e menos valias que o edifício no seu estado atual oferece, passa-se agora para a definição de uma estratégia de intervenção segundo quatro vetores fundamentais: definição de novas áreas programáticas; redefinição das acessibilidades; redistribuição do programa; e clarificação das circulações.
Novas áreas: As novas áreas programáticas previstas nesta intervenção correspondem àquelas já identificadas como deficitárias na situação atual. Deste modo, as novas areas a serem onstruídas correspondem a:
Um centro poliesportivo coberto e um ginásio, a implantar na porção oeste do pátio central (Corpo E); uma área de apoio e trabalho de professores (Corpo D), a implantar a meia cota, encaixado no atual talude, que limita a sul o pátio central; dois espaços de apoio geral, na categoria de espaços de encontro, em dois volumes implantados sobre os terraços dos dois braços do corpo central: o bar e a sala polivalente.
Outra área nova de intervenção será implantada sobre parte de um edifício existente, que será parcialmente demolido, para abrigar um novo volume de oficinas e laboratórios, capaz de aumentar a área por pavimento neste corpo e melhor corresponder ao programa que se pretende: áreas de apoio ao espaço de oficinas e novos laboratórios de física, química, biologia e geologia.
Programa: A redistribuição programática que se pretende efetuar nesta proposta visa, sobretudo, corrigir a atual discrepância na intensidade de uso das diferentes partes da escola, assim como promover a integração efetiva das duas grandes vertentes letivas que a escola abriga - ensino regular e ensino tecnológico.