-
Arquitetos: designband YOAP architects
- Área: 350 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jae-Wook Cho
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote limita-se a uma área muito reduziada, sendo pequeno, até mesmo para uma casa: 8 metros de largura e 20 metros de comprimento, com área de 175 m². Nove apartamentos, tipo estúdio, foram sobrepostos nos 5 pavimentos. Como para todos os imóveis para locação na Coréia, o edifício teria de ser rentável e econômico e ainda agradável, para o público e os moradores.
Adotou-se em cada apartamento a planta mais simples possível, de modo que nenhum dos nove espaços de apartamentos iria invadir outro na área limitada. Isso deixou os arquitetos com alguns espaços de 'sobra' nas plantas, que depois foram transformados em "espaços de respiro", como o terraço e a área comunitária na cobertura.
Uma vez que as pessoas entram nos apartamentos por portas vermelhas, grandes janelas mostram os pontos de vista das pequenas ruas de Seul. Os arquitetos fizeram uso máximo da localização do terreno, três fachadas para a rua, posicionando as janelas para observar o contexto urbano, e não o edifício adjacente, para criar vistas abertas.
Como resultado, os dutos e esquadrias de alumínio da sala de máquinas foram locadas no lado oeste, a fachada principal do edifício. Parte dessa fachada foi feita com camada dupla para esconder os tubos e grades e manter o visual simples e limpo da fachada.
Ao contrário de sua fachada branca brilhante, um espaço colorido abre-se ao passar pela porta vermelha. Caminhando da entrada do edifício até a porta de cada apartamento, as pessoas encontram cenas inesperadas, cada vez que viram a esquina. Uma escadaria amarela intersecciona paredes azuis e verdes. Cada vez que abre-se a porta vermelha, terão a imagem colorida emoldurada na mesma.
O nome YOAP White House vem da palavra coreana yoap, que significa, perto ou nas proximidades. Esta pequena habitação ficará na esquina da antiga área residencial de Bangbae-dong, conferindo uma imagem intimista.