Apresentamos uma das 12 propostas vencedoras do concurso Europan 12: "Kalmar: Conservation, density and complexity". A proposta do escritório espanhol n´UNDO planeja uma intervenção que aborda a sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural, através de um desenvolvimento urbano baseado na densidade e complexidade, priorizando a conservação do entorno e do território.
A proposta se estrutura em três decisões fundamentais:
Não-construção, por respeito ao território e às áreas de alto valor ambiental que constituem a identidade de Kalmar. Consolidando e protegendo a paisagem e vazios existentes, através de uma restruturação de comunicações que re-defina a via principal como elemento integrador entre campo e cidade.
Minimização, com critérios de pouco impacto energético, ambiental e visual das novas construções. Modelo de urbanismo intensivo pontual, frente ao extensivo. Complexidade da trama urbana e em consequência do enriquecimento da trama social, mediante a diversificação de usos e tipologias.
Reutilização de espaços e infraestruturas existentes, revisão e otimização das mesmas. Densificação da trama existente sem se afastar da escala humana. Proposta de desenvolvimento poli-cêntrico com a criação de novos centros.
O escritório desenvolve seu trabalho projetual com uma atitude, uma maneira de fazer re-arquitetura, intervindo no território e na cidade a partir da não-construção, da Minimização, da Reutilização e da Desmontagem.
Seu trabalho se baseia na crítica, debate e reflexão, de onde se desenvolve sua base teórica que dá lugar a diversas práticas e atuações baseadas na participação e na multidisciplinaridade.
Concurso
EUROPAN 12Premio
VencedoreNombre de la Obra
Kalmar: Conservation, density and complexityArquitetos
Localização
Kalmar, SuéciaEquipe de Projeto
Verónica Sánchez Carrera, Indalecio Batlles Abad, Julia Font Moreno, Beatriz Sendín Jiménez.Ano do Projeto
2013Fotografias
Cortesia de n´UNDO