-
Arquitetos: MoVe architects
- Área: 12 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Cristobal Palma, MoVe architects
O projeto da loja de sapatos Bestias XX pode ser resumido em duas restrições: quantitativas e qualitativas. Por um lado, possui 12 metros quadrados para guardar aproximadamente 380 caixas de sapatos, 2 funcionários e três clientes potenciais. Por outro lado, esta restrição quantitativa deve ser a imagem da loja.
Como resultado das limitações de espaço, desde o início do processo de concepção do projeto, ele foi focado em combinar o espaço de armazenamento e uma imagem forte. Por isso, decidimos que as caixas de sapatos iriam definir a imagem da loja. Para alcançar este objetivo, 140 peças de madeira em gravadas com um "X" foram construídas e inseridas em seis placas de 18 milímetros sobre uma grade perfurada a 45 graus definidas pelo tamanho das caixas (33x13cm).
As placas de madeira compensada foram penduradas nas paredes do perímetro da loja. Uma vez que a loja está localizada em um canto de um centro comercial urbano de Santiago, as caixas montadas em X criam uma fachada exterior. As perfurações e suportes em forma de X são gerados a partir do logotipo da loja: Bestias XX
Dado o curto tempo do projeto e construção e orçamento restrito, decidiu-se minimizar o uso de trabalho manual convencional e, ao invés do que seria tradicionalmente chamado de "construção" de uma loja, decidimos "fabricar" a loja. A loja foi "produzido em massa", principalmente através de dois tipos de chapas de madeira compensada (uma usado para obter o X) que foram cortadas usando um roteador CNC, reduzindo assim o tempo de corte de um dia. O resto era só uma questão de montagem.
A partir da construção dos painéis 6, que contém as perfurações e as gravações em "X", a estrutura foi montada pelos próprios clientes em 12 horas de trabalho ininterruptas.