- Área: 715 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jeroen Musch
-
Fabricantes: GIRA, Si-X
A propriedade com 25 hectares faz parte de um programa mais amplo iniciado pelo governo, que visa ligar zonas ecológicas regionais em todo o país. O atual proprietário comprou o terreno, quando era uma fazenda, em 2006. É um habitat protegido para animais e plantas e um grande atrativo turístico da região, aberto ao público. A permissão para construir uma casa sobre a terra foi dada apenas na condição de que ela fosse retornada ao seu estado pré-agrícola. O plantio de 71.000 árvores de seis anos de idade sugerem o futuro da propriedade como "uma casa na floresta" e foram já plantadas em 2006. Uma lagoa retangular foi cavada, exigindo a retirada de 70.000 metros cúbicos de terra.
Contraste
No volume do subsolo da casa está a entrada, o estacionamento (para 6 carros e um trator), um espaço de armazenamento, um banheiro e uma área de trabalho que tem vista para a lagoa. A sala de estar está situada na caixa de vidro flutuante acima do solo. A planta é completamente aberta, com exceção de algumas sutis divisores de dormitórios, de vidro. Existem vários volumes separados para a cozinha, dormitórios, banheiros e uma sala multifuncional. O pátio tem portas de vidro em ambos os lados, de modo que é tanto acessível através da sala de estar e do banheiro. Todo o piso é coberto com epóxi branco e o mobiliário é composto por clássicos de design de Le Corbusier e Eileen Grey. A fachada é completamente feita de vidro e oferece uma vista espetacular da paisagem circundante.
Autossuficiente
Um dos princípios da Villa Kogelhof foi traduzir luxo na felicidade de independência. A meta para a vila era para ser auto-suficiente, gerando sua própria energia para aquecer a sua própria água e reciclar o lixo. Para certificar-se que Villa Kogelhof é neutra em energia, a fachada oferece uma contribuição importante. É composta por uma camada externa de vidro transparente isolado, do chão ao teto, com uma camada interna de tecido-reflexivo ao sol que pode ser enrolado e desenrolado. Quando o tecido é reduzido, uma cavidade de ar é formada, onde o ar da casa é extraído de um sistema de ventilação central. A casa é aquecida por um sistema de aquecimento central em combinação com uma bomba de ar.