Descrição enviada pela equipe de projeto. A remodelação do Mercado do Peixe Besiktas não teve um processo de concepção e realização costumeiro. A aspiração estava em iniciar um processo dinâmico através de substituições funcionais graduais e igualá-las aos efeitos imediatos das abordagens artísticas.
As decisões de arquitetura foram constituídas com uma abordagem simples quanto a forma e suas soluções, a fim de permitir e acolher a revolução neste espaço triangular que pode subsistir com instalações e elementos de arte temporárias.
O espaço imita um tecido erguido a partir dos cantos ou uma concha. Além disso, o teto foi mantido elevado aumentando a abertura e a capacidade de vista dos restaurantes. Esta ligação visual promove espontaneamente um convite tanto para o interior quanto para o exterior.
A reforma se consiste em eliminar a aflição causada pela negligência infra-estrutural e higiênica, preparando os comerciantes para um ambiente mais profissional. Os departamentos de frutos do mar estavam construindo uma aparência mais confiável. O objetivo era elevar o BFM a um nível mais competitivo.
Além das peixarias, quitandas foram alocadas sob essa casca e, além disso, durante as temporadas de pesca restritas outros produtos são colocados à venda. Num futuro próximo espera-se a presença de floristas ao longo de toda estrada principal. Esta oportunidade foi oferecida aos comerciantes com barracas menores por outros comerciantes. A necessidade de refinamentos precisos observados durante o período de abertura serão resolvidos por acordos entre os comerciantes e os donos dos restaurantes, aproveitando a próxima temporada de pesca restrita.
Neste benquisto bairro comercial; dar a cadeira de sua avó para um restaurante ou ter uma conversa sobre como o proprietário pode melhorar seu negócio são ambas vistas como contribuições importantes.
Como os recursos se acumularam e com a existência de patrocínios, outra intenção é transformar as fachadas dos prédios ao redor para criar uma plataforma de eventos artísticos, como a Bienal Internacional de Istambul ou outros eventos locais.
Por outro lado, a partilha da visão sobre o restrito domínio de funcionamento da produção de design diária ou profissional, e também o incentivo as autoridades e instituições oferecerem educação neste campo de projetos de espaços públicos, tinham sido almejados.
O Município de Besiktas e, pessoalmente, o Senhor Presidente da Câmara Ismail Unal, que apoiaram o empreendimento até esta fase ainda estão envolvidos no processo intelectual / experimental de contribuições e ações.
O município assumiu um risco / responsabilidade admirável, reunindo os comerciantes, que constantemente se queixavam sobre penalidades emitidas pelo município e pelos ministérios; proporcionando-lhes uma oportunidade de encontrar soluções através do processo de patrocínios e do trabalho coletivo.