-
Arquitetos: Aires Mateus, Frederico Valsassina Arquitectos, João Nunes; Aires Mateus, Frederico Valsassina Arquitectos, João Nunes
- Área: 3155 m²
- Ano: 2011
Dos arquitetos. Na obra de modernização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, por motivos de preservação ambiental, impunha-se a criação de uma cobertura. O programa previa ainda dois edifícios de serviços: um de monitoramento da estação, outro para sede da empresa pública responsável.
No projeto, sobrepõem-se os programas: cobre-se a ETAR com uma “cobertura espessa”, habitável, que contém os serviços, circulações e apoios. Numa relação de escala territorial, esta cobertura ajardinada prolonga as encostas verdes do vale de Alcântara, diminuindo o impacto provocado pelas infraestruturas viárias na região.
Na espessura da cobertura integra-se à construção. Modelando as pendentes, criam-se condições de habitabilidade. Nas vias, em concreto industrial aparente, rasga-se a cobertura, ventilando e iluminando, mas nunca expondo. As áreas administrativas definem-se por um muro limite, um vidro e volumes soltos com funções secundárias, separando as circulações internas dos espaços de trabalho.