-
Arquitetos: Esrawe Studio, arquitectura 911sc
- Área: 75 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Rafael Gamo, Moritz Bernoully
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa central da intervenção arquitetônica é conceber uma nova funcionalidade para a área de acesso e construir um novo espaço social, primeiramente entre o visitante do museu e os murais de David A. Siqueiros.
A área de entrada de cerca de 75 m², tem uma nova distribuição e serviços (bilheteria- livraria- cafeteria) e, sobretudo, permite que o público ou o espectador, faça contato visual com a parede e seja um espaço de transição entre a rua e o museu. A conexão (exterior- interior / público- museu) está sendo implementado por meio de emendas ao espaço, novo mobiliário (projetado expressamente e exclusivamente) e projeto de iluminação cuidadoso.
Para realizar a intervenção arquitetônica proposta, as duas paredes foram demolidas limitando o atual quarto temporário ao térreo e a parede que separa o acesso, abrindo assim a visibilidade entre o exterior do museu e seus murais.
O projeto de mobiliário corresponde a um sistema de estantes móveis, que serão deslocadas ao longo do comprimento do espaço, permitindo gerar, juntamente com o mobiliário, diferentes configurações. Nos lados extremos da superfície, duas posições permanentes: à direita está localizada a bilheteria , à esquerda, o ponto de café. Todo o mobiliário é tem acabamento em folheado de madeira em tom escuro.
O acesso a este novo espaço é feito através de 5 janelas, do chão ao teto, feito de alumínio e vidro temperado. As janelas-portas deslizam por toda a extensão da fachada, permitindo que elas se tornem módulos "cenográficos" e mutáveis, que atende às necessidades operacionais e estéticas do museu.
Desta forma, espaço, mobiliário e iluminação representam a criação de um local capaz de gerar uma intensa ligação entre o exterior e o interior do museu, criando um novo movimento e área de convivência, um prelúdio perfeito, um espaço que prepara o visitante para entrar no mundo dos murais do artista mexicano David Alfaro Siqueiros.