-
Arquitetos: Brullet Pineda Arquitectes
- Área: 12413 m²
- Ano: 2009
O edifício é parte da última fase de projeto e construção do Complexo Hospitalar Marti i Julia, em Girona. Este complexo consiste em três centros médicos projetados e construídos pelo escritório Pinearq: Severe Mental Disorders Building (1995-1997), General Santa Caterina Hospital (2001-2003) e o Healthcare Centre (2005-2007).
Devido ao contexto bem definido no qual o complexo está inserido, o edifício teve que se adaptar e respeitar os parâmetros urbanos, buscando se integrar ao contexto existente. Os diferentes edifícios estão conectados por um sistema de túneis que compõem um complexo único. Assim, mesmo que visualmente pareçam edifícios separados, eles estão interligados para potencializar o deslocamento necessário entre um bloco e outro.
O Centro Médico consiste em três enfermarias, sendo apenas o térreo e o subsolo voltados para serviços gerais. Para garantir luz e uma atmosfera natural em todos os espaços internos, grandes pátios foram criados. A organização funcional da casa apresenta todas as áreas residenciais distribuídas ao redor de um núcleo central constituído por áreas de apoio geral.
A distribuição do layout facilita o reconhecimento dos espaços e proporciona luz natural através dos pátios internos. Os corredores conectam todos os serviços através de pátios internos: deste modo os pavimentos são claramente definidos e os corredores são sempre marcados pela entrada de luz. Além disso, cada unidade apresenta uma cor que a identifica, destacando-a dos outros revestimentos internos em madeira.