- Área: 2000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Novo Museu Marítimo e Exploratório está situado na cidade norueguesa de Porsgrunn, a 100 km a sudoeste de Oslo. O novo museu irá contar a história da indústria local e sua história marítima, que empregou milhares de pessoas de toda a região. Além disso, a localização atraente do museu, logo à beira do rio, abre um processo importante para a cidade em relação à futura extensa renovação urbana de toda a área do Porto de Porsgrunn.
"Porsgrunn é uma cidade industrial, o que se reflete claramente no contexto do entorno do museu. Consiste de pequenas e médias indústrias, na forma de pequenas construções características de madeira. Foi importante criar um museu com um alto nível de sensibilidade para com este ambiente, mas ao mesmo tempo fazer ele destacar-se como um edifício contemporâneo espetacular e tornar-se um marco de Porsgrunn ", explica Lars Bendrup, proprietário da TRANFORM, e continua: "Nossa visão geral era transformar uma parte traseira em uma frente. Com o novo museu, a cidade irá orientar-se em direção ao belo rio, que por muito tempo, foi tratado como os fundos industriais de Porsgrunn ".
O novo encontra o antigo
O edifício é composto por onze pequenos volumes quadrados, que juntos medem cerca de 2.000 m². Cada volume possui uma inclinação de cobertura diferente, que montados compõem uma variada estrutura. Uma fachada de alumínio característica, produzida localmente em Porsgrunn, não só mantém a dinâmica estrutura do edifício presa, mas também reflete a luz e as cores da paisagem norueguesa montanhosa.
Dan Stubbergaard, Fundador e Diretor de Criação da COBE, explica: "É uma arte sensível adicionar novidades à antiga área histórica. Primeiro de tudo, queríamos entender as características da região e, em seguida, fortalecê-la, mas, ao mesmo tempo, criar algo novo e contrastante. A estrutura abrupta do edifício, com os volumes de construção escalonados e o perfil expressivo da cobertura são, por exemplo referências claras às históricas pequenas construções de madeira da região, com seus próprios perfis de telhados. Esta interpretação de telhados inclinados da área e as pequenas entidades de edifício de madeira define o quadro final de um edifício contemporâneo único e característico". Ele continua: "O objetivo era criar uma edificação que não só entendesse e mostrasse consideração a seu entorno, mas também contribuisse com algo radicalmente novo e diferente".
Porsgrunn no mapa arquitetônico
O novo Museu, já em novembro de 2013 - antes de sua abertura - recebeu o prêmio prática de construção de Porsgrunn Municipality 2013 ("Byggeskikkpris"). O comitê, entre outras coisas enfatizou a forma expressiva da edificação, a fachada de alumínio e uma lógica óbvia de leitura do edifício.
"O prédio é tão interessante que insere Porsgrunn no mapa arquitetônico", segundo o presidente do júri, durante a cerimônia de premiação.
TRANSFORM e COBE, em outras ocasiões, colaboraram numa série de projetos de grande escala na Dinamarca e no exterior, e o novo Museu Marítimo e Exploratório só acrescenta à lista de edifícios culturais concebidos pelos dois escritórios de arquitetura. As duas empresas também estão por trás do premiado Casa de Cultura e Biblioteca na área noroeste de Copenhague, construído em 2011.