- Ano: 2013
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Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para resolver a implantação do edifício no terreno, começamos com a organização das quadras de esportes na orientação correta. Estas estão na cota + 41,90 m, otimizando os trabalhos de movimentação de terra. A porção norte do lote está na cota + 41,50 m, onde se localiza a entrada para a administração, creche e escola primária. Assim, buscamos não criar grandes diferenças de um nível a outro, tendo em mente que os principais usuários são crianças muito novas.
O volume está recuado em relação ao limite leste do lote, abrindo espaço para um paisagismo de árvores de tamanho médio. Por outro lado, a porção sul do lote, na cota + 42,40 m, encontra-se livre, servindo de área para a futura expansão da escola.
O edifício funciona como um contêiner grande e compacto, perfurado por um pátio central que se torna um elemento que comunica, organiza e ilumina os interiores. O hall de entrada se situa na parte norte do edifício, de onde o programa se desenvolve em diversas etapas. A creche se localiza na ala leste da escola, em um grande volume linear que transpassa o terreno de norte a sul. As áreas administrativas e os usos complementares completam programa de necessidades do térreo. Todas as salas de aula da escola primária se localizam no primeiro pavimento. Três núcleos verticais resolvem a comunicação entre os níveis. A principal escada e o elevador integrado estão localizados no hall de entrada. Outras duas escadas lineares cruzam o pátio central como se fossem pontes.
O volume principal se conecta a outro volume que abriga o ginásio e o refeitório. Estes espaços são abrigados por uma estrutura metálica sem pilares intermediários.