- Área: 359 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Javier Callejas
Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto da zona de cultivo de Torrenueva a quinta de Morales é uma propriedade modesta, mas singular por sua antiguidade e por sua autenticidade rara. A propriedade navega em uma paisagem salpicada de estufas, viveiros e galpões abandonados.
O desafio da intervenção consistia em manter as variantes tipológicas do conjunto, preservando a imagem da edificação rural que preserva um certo caráter ambiental, cada vez mais escasso na Planície de Motril, e de inquestionável valor Patromonial, apesar da protecão regiulamentada bastante limitada.
Propomos uma reforma rigorosa do edifício principal, consolidando e revestindo muros com argamassa de cal, e utilizando madeira serrada de pinus tratado no vácuo e pintada,para os elementos estruturais de lajes e cobertura.
Para recuperar os volumes originais, reconstruimos o celeiro e a quadra, e construímos um pequeno pavilhão medianeiro que abrigava currais e salas de ferramentas. Estrutura metálica sobre pequenas lajes de concreto. Madeira como fio condutor de todo o projeto, nos pisos e tetos - na obra nova como revestimento não estrutural.
Surpresas: junto as quadras descobrimos que o volume de um pequeno torreão abrigava uma antiga prensa de azeite, com sua viga, regaifa e sua jarra enterrada. Se restaurou o conjunto, que fica agora incorporado em um dos apartamentos resultantes, substituindo a jarra original que ficou exposta na entrada da propriedade.
Outras decisões de interesse: coberturas de zinco avermelhado, buscando mínima manutenção e integração com o edifício vizinho; alto nível de isolamento térmico em todo o revestimento; tratamento das águas cinzas para rega; pavimentos externos filtrantes com vegetação; fechamentos de gabiões.