- Área: 5712 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Eugeni Pons, Sergio Pomar, Léa Chave
-
Fabricantes: Troll
Descrição enviada pela equipe de projeto. O enfoque do projeto é criar um edifício que sirva para receber grandes eventos com capacidade para até mil pessoas. A geometria orgânica do edifício, desenvolvida sobre uma trama circular, gera espaços contínuos e fluidos que induzem o movimento em um espaço flexível.
A linha sinuosa que gera a envolvente do edifício em planta lhe confere um caráter amistoso. Seguindo o traçado desta linha, dispõe-se uma sequência alternada de planos de vidro e concreto branco que rasgam o volume no sentido vertical ao longo do perímetro da edificação. No interior, estas aberturas geram um espaço visualmente conectado com o jardim e dissolvem os limites entre interior e exterior. Apenas os ambientes que definem os usos auxiliares se mostram como núcleos rígidos e fechados, ao redor dos quais se configuram os distintos espaços.
O programa é resolvido em três níveis. A planta baixa abriga as salas de convenções que podem se compartimentar de diferentes formas, fato que traz um caráter dinâmico ao interior e permite criar salas independentes; no primeiro pavimento estão os escritórios e o restaurante e no pavimento superior se localiza o estacionamento e outros serviços.
A tipologia estrutural adotada permite solucionar vão se 22 metros sem apoios intermediários, o que facilita a flexibilidade de usos nos salões.
A geometria curva da planta organiza o espaço externo em três áreas, duas principais com grandes varandas que possibilitam receber celebrações externas e uma área para as atividades de serviço.