Foram divulgados os resultados do concurso nacional de arquitetura que visava requalificar os baixos de Viadutos em Belo Horizonte - MG. Voltado a escritórios de arquitetura e profissionais autônomos, a competição tinha como objetivo melhorar as áreas abaixo de quatro viadutos na capital mineira.
O uso das áreas poderia ser destinado para prática de atividades esportivas, culturais e de lazer, visando requalificar estes espaços culturalmente tidos como residuais.
Veja a seguir os vencedores e o projetos premiados com menção honrosa para cada um dos viadutos:
VIADUTO 01 - VIADUTO PEDRO AGUINALDO FULGÊNCIO
1º Lugar
- Arquiteto responsável: Cássio Orlandi Sauer
- Membros da Equipe: Camila da Rocha Thiesen, Elisa Toschi Martins, Ignácio de la Veja
- Cidade: Porto Alegre - RS
A proposta foi escolhida vencedora por apresentar a melhor solução arquitetônica de integração dos três baixios do referido viaduto. Destacou-se a necessidade de promoção de ajustes no programa proposto, de maneira a garantir uma melhor relação entre os espaços criados, as atividades e públicos de entorno.
Menção Honrosa
- Arquiteto responsável: Grisiele Almeida Guimarães
- Membros da Equipe: Carina Tiemi F. Oshita, Leandro Miyashiro
- Cidade: São Paulo – SP
A proposta foi considerada merecedora de menção honrosa por criar a possibilidade de uma nova vista aberta à população, sobre o viaduto, hoje apreciada quase que exclusivamente por quem circula de carro pelo local.
Menção Honrosa
- Arquiteto responsável: Marília Dalva M. Carneiro
- Membros da Equipe: Michelle Farah Ziade
- Cidade: Ouro Preto – MG
A proposta destacou-se por apresentar programas equacionados de forma a contemplar as necessidades do entorno.
Menção Honrosa
- Arquiteto responsável: Lorena Costa Rodrigues
- Cidade: Belo Horizonte - MG
A proposta foi indicada para menção honrosa em função da abordagem dada para assegurar o atendimento à população em situação de rua presente no local, estabelecendo aspectos voltados para proporcionar uma vida mais digna para esse grupo populacional.
VIADUTO 02 - ELEVADO CASTELO BRANCO
1º Lugar
- Arquiteto responsável: Vinícius Capella Gomes
- Membros da Equipe: Daniele de Souza Capella, Alecsander Gonçalves
- Cidade: São Paulo – SP
A proposta destacou-se por promover ampliação significativa da área de pedestres e de uso comum, contemplando e fornecendo suporte a usos diversos. Assegura o envolvimento do público usuário do local por meio da disponibilização de equipamentos de apoio à população em situação de rua. Apresenta ainda, inserção contemporânea, estabelecendo diálogo com a estrutura existente sem, contudo, interferir de forma significativa na leitura da mesma. Do ponto de vista da viabilidade econômica, a proposta apresenta clara adequação, fazendo uso de estruturas de custo reduzido e que, a partir de seu caráter modular, sinalizam a possibilidade de replicação do modelo em outras áreas da cidade. Por fim, a proposta contempla a possibilidade de articulação com diversos serviços públicos já prestados pelo Município. Há a necessidade de estudo de tráfego para a alteração viária proposta, atentando-se para questões de garantia do conforto termoacústico dos espaços e o dimensionamento do local destinado ao depósito dos carrinhos de pipoca.
VIADUTO 03 - VIADUTO CINQUENTA E DOIS - AV. SILVA LOBO SOB AV. AMAZONAS
1º Lugar
- Arquiteto responsável: Vinícius Capella Gomes
- Membros da Equipe: Daniele de Souza Capella, Alecsander Gonçalves
- Cidade: São Paulo – SP
Esta se apresentou como solução de implantação simples e manutenção de baixo custo. A presença de equipamentos de esportes radicais, jogos, áreas de estar, bem como de espaço destinado a atividades comerciais permite a atração de público variado para o local. É indicada alteração de localização da área de playground, para que esta se aproxime da escola de ensino fundamental existente no local, bem como a criação de condições mais seguras de atravessamento no eixo do viaduto.
Menção Honrosa
- Arquiteto responsável: Cássio Orlandi Sauer
- Membros da Equipe: Camila da Rocha Thiesen, Elisa Toschi Martins, Ignácio de la Veja
- Cidade: Porto Alegre - RS
A proposta foi considerada merecedora de menção honrosa, pelo mérito de pensar o entorno imediato do viaduto e propor uma grande estrutura verde de lazer, tornando o baixio do viaduto parte dessa estrutura, especialmente considerando a pouca quantidade de equipamentos do gênero na região.
VIADUTO 04 - VIADUTO ENGENHEIRO ANDRADE PINTO
1º Lugar
- Arquiteto responsável: Natalia Loureiro Parahyba
- Membros da Equipe: Priscila Marques Mendes
- Cidade: Campinas – SP
A previsão de uma atividade permanente para o espaço mostra-se relevante, tendo em vista a condição de interrupção do sistema viário da área do baixio, que denota a ausência de um fluxo de passagem no local. A proposta é cuidadosa na integração com o entorno imediato, bem como em proporcionar condições para a permanência da atividade já desempenhada no baixio – o Projeto Escultórias. O diálogo com a arquitetura da estrutura existente é também bastante adequado. A proposta apresenta ainda mérito na relação entre os espaços de caráter fechado, semiaberto e aberto, não apenas por meio da configuração de uma área de transição, mas especialmente, por meio das diferentes configurações possíveis no fechamento dos espaços. Tais condições permitem, segundo a avaliação, a utilização dos espaços em diversas situações e por público amplo e variado.
Menção Honrosa
- Arquiteto responsável: Gabriel Jota Resende
- Membros da Equipe: Bianca de Cássia C. Ribeiro, Carolina Amarante Boaventura, Cecília Reis A. dos Santos, Débora Andrade G. Moura, Débora Cristina T. Caetano, Fernanda de Araújo Chagas, Luiza Bastos Lages, Márcio J. Gabrich F. F. R., Natália Oliveira de Freitas, Paula Bruzzi Berquó, Laura F. de Castro
- Cidade: Belo Horizonte - MG
A proposta recebeu menção honrosa por possuir caráter inovador no tratamento do espaço público, bem como as possibilidades de mudança de configuração proporcionadas pelo modelo.