- Área: 600 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Youngchae Park, Jihye Choi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cobertura
O projeto do Laboratório Criativo de Seul (LCS) é focado na criação de um "espaço de inspiração". Para criar tal espaço, a baixa cobertura existente foi substituída por uma cobertura que permitisse o pé direito alto, e recebeu acabamento com esponjas que absorvem o som e controlam a temperatura da cobertura. Ao fazer isso seu espaço interno é completamente à prova de som permitindo criar um ambiente para discussões e debates.
Varandas
A planta baixa foi otimizada para a criação de um pátio interno, maximizando as vistas da Montanha Bukhansan ao longe. A planta existente tinha uma estrutura circular em torno do pátio interno. Ao respeitar a estrutura, o eixo visual da Montanha Bukhansan que passa através do LCS é introduzido para evitar a criação de uma atmosfera enclausurada. Deste modo, pessoas comunicam com a natureza aberta em duas varandas formadas por esse eixo.
Biblioteca
Todos os ambientes possuem o plano horizontal, no entanto, essa biblioteca é composta de uma rampa inclinada que os usuários podem transformar em seu espaço privado, onde podem o tornar confortável para a leitura. Além disso, esses assentos inclinados podem servir como um espaço para performances, de acordo com a ocasião.
'Base camp'
O base camp precisava ser uma volume independente por questões de segurança. Para isso, a base é projetado como se fosse uma casa em formato de caixa de madeira que tem um teto separado. As aberturas limitadas aumentam a privacidade do lugar, mas ainda sim, as janelas nas paredes e aberturas no teto fazem deste espaço um local iluminado e arejado. As mesas desta área recebem acabamento com bordas curvas, que fazem com que as pessoas se sintam confortáveis quando estão sentadas.
Hall Multiuso
A necessidade espacial mais crítica do Laboratório Criativo de Seul é a flexibilidade: a possibilidade de alteração espacial é importante para tal espaço onde eventos de várias escalas diferentes acontecem. No entanto, para que essas alterações sejam feitas com rapidez, foi utilizado cortinas como instrumento de separação de espaços. As cortinas de diferentes tecidos são penduradas a partir do teto em cada lado e permitem assim a flexibilização do espaço retangular, onde os usuários podem formar seus espaços de acordo com suas necessidades.
Mobiliário
A flexibilidade dos espaços por causa de seu programa multi uso não acontece apenas nas paredes, mas também no mobiliário. As mesas de trabalho são concebidas como um quebra-cabeça, consistindo de triângulos e retângulos. Essas formatos se transformam continuadamente para preencher o espaço, para que os usuários se sintam inspirados à performance criativa através da disposição alternada do mobiliário original.
Cozinha
O pensamento criativo frequentemente surge a partir de um ambiente descontraído, que lembra sua casa. A cozinha foi então considerada para ser o espaço do escritório que evoca a casa. O Laboratório Criativo de Seul acabará por ter uma atmosfera caseira com a cozinha que permite um "encontro social relaxante".