Vencedor do concurso para a requalificação de baixios de viadutos em Belo Horizonte – Viaduto #2 - Elevado Castelo Branco / ENTRE Arquitetos

  • Competição

    Requalificação de baixios de viadutos em Belo Horizonte
  • Premio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

    Alecsander Gonçalves, Daniele de Souza Capella, Vinícius Capella
  • Localização

    Avenida Silva Lobo, Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil
  • Contratante

    Prefeitura de Belo Horizonte
  • Área

    4500.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de ENTRE Arquitetos

Apresentamos a seguir o projeto desenvolvido pelo escritório ENTRE arquitetos em parceria com Alecsander Gonçalves, premiado com o primeiro lugar no Concurso para a Requalificação de Baixios de Viadutos em Belo Horizonte, com uma proposta para o Viaduto #2 - Elevado Castelo Branco.

A seguir, a descrição do projeto pelos autores.

IMPLANTAÇÃO

A seguinte proposta busca integrar o baixio do viaduto com o entorno, transformando as vias adjacentes que hoje servem de retorno para os veículos e que retalham este local, em um único calçadão. Aumenta-se assim a área para pedestres e permite o espraiamento da intervenção, concomitantemente à busca da configuração de um novo território. A soma das diversas ilhas que resultavam do desenho viário foram integradas de forma a aumentar o terreno para receber a instalação e criar área para vazão e circulação de pedestres criada pelos usos propostos. Como medida para evitar a segregação desse novo território foi modificado o acesso da escada que conecta a Avenida dos Andradas à passarela do viaduto, direcionando o fluxo para a praça da Rua dos Tamoios.

Cortesia de ENTRE Arquitetos

INTERVENÇÃO EM CONTAINERS

A proposta apresentada busca amparar as atividades recorrentes do local, sendo as principais delas: a concentração de carroceiros, catadores e moradores de rua nas esquinas e ilhas da avenida dos Andradas e da rua Araguari, oferecendo usos que serão instalados em containers adaptados.

O uso de containers facilitará a execução do conjunto, uma vez que segue medidas padronizadas internacionalmente (os containers utilizados no projeto medem C 6,06m x L 2,44m x H 2,59m) e são modulares devido a sua natureza industrial, reduzindo custos de mão de obra e de compra, característica dada também pela sua produção industrializada.

Além de agilizar a implantação da proposta, o uso de containers oferece flexibilidade para se alterar a organização e o tamanho do conjunto, sendo facilmente ampliado ou diminuído com a adição ou subtração de um container e permitindo também o transporte para outras áreas similares, ou que apresentem as condições mínimas para recebê-lo.

OCUPAÇÃO E NOVOS USOS

Cortesia de ENTRE Arquitetos

A nova ocupação abaixo do viaduto acontece em duas áreas, a primeira localizada onde atualmente estão a SLU e o Sindicato dos Pipoqueiros, onde foram propostos um restaurante popular (04 containers) que abre para uma pequena praça de alimentação coberta pelo viaduto. Neste mesmo conjunto estão realocados a SLU (02 containers) e o Sindicato dos Pipoqueiros (02 containers), juntamente a 01 container de banheiro, todos dispostos transversalmente ao viaduto de forma a permitir o cruzamento e a passagem para ambos os lados.

Na segunda área próxima à rua Araguari, também disposto no sentido transversal foi proposto um albergue formado por containers empilhados, separando a área de dormir (08 containers) na parte superior, da área de depósitos (02 containers) e banheiros (02 containers) na parte inferior. A administração do albergue (01 container) onde se realizarão os cadastros e controle do albergue se localiza ao lado. Juntamente à implantação de postes de iluminação nos calçadões, os usos propostos nos dois conjuntos são complementares e criam um equilíbrio de freqüência diurna e noturna. Os usos deverão buscar atender não somente aos moradores de rua mas também às demais camadas sociais como trabalhadores locais a utilizarem o restaurante popular, ou mochileiros e viajantes a utilizarem o albergue.

A intervenção com elementos industrializados tal como os containers, possibilita sua readequação conforme as necessidades de um território passível de constantes mudanças.. Image Cortesia de ENTRE Arquitetos

CONTAINER / CONTÊINER / CONTENTOR / CONTER / CONTEÚDO

A velocidade de transformação a que todas as coisas estão sujeitas se torna cada vez mais perceptível no nosso tempo, o caráter efêmero de quase tudo, da permanência que não permanece e do instantâneo que acontece e desaparece, são comuns e freqüentes. Nesse sentido propor algo que seja imodificável, rígido e inflexível seria ir contra essa natureza mutável e inquieta da vida contemporânea. A proposta busca incorporar esse entendimento como parte indissociável do projeto, de forma a permitir a reconfiguração dos elementos infra-estruturais conforme as necessidades se revelam.

Prancha. Image Cortesia de ENTRE Arquitetos

Galeria de Imagens

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Localização do Projeto

Endereço:Avenida Silva Lobo, Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

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Cita: Romullo Baratto. "Vencedor do concurso para a requalificação de baixios de viadutos em Belo Horizonte – Viaduto #2 - Elevado Castelo Branco / ENTRE Arquitetos " 10 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-175337/vencedor-do-concurso-para-a-requalificacao-de-baixios-de-viadutos-em-belo-horizonte-nil-viaduto-number-2-elevado-castelo-branco-slash-entre-arquitetos> ISSN 0719-8906

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