No final do ano passado mostramos os finalistas do concurso MAD Project Mendoza, primeiro concurso internacional de arquitetura em crowdsourcing, que teve sua primeira edição dedicada à cultura do vinho na Argentina. Recentemente o júri do Mad Project selecionou os vencedores, que receberam US$ 10 mil como prêmio. A seguir, mostramos os projetos escolhidos para as duas instâncias do concurso.
Comunicado dos organizadores
Após longos debates entre os membros do júri, dado a diversidade de seus integrantes, seus distintos enfoques e suas expectativas, a escolha dos vencedores foi uma tarefa árdua e complexa. Porém, finalmente elegemos dois ganhadores, um para o Restaurante e outro para o Meeting Place.
Os vencedores resolveram com êxito o desafio de operar em uma região urbana e rural seguindo critérios de sustentabilidade, construtividade e inovação; a partir de uma conceituação que conjugava os cinco sentidos, as quatro estações e os quatro elementos da natureza (S5+4E+4E), e incorporando ideias de "Crowd" ou banco de ideias à disposição das pessoas na página online.
Para o projeto do restaurante foi escolhido o projeto “Entrevides”, do MMIT Arquitectos (#1556, Cantabria, Espanha).
Para o meeting place: “MADDAM”, Vicens+Ramos (Espanha), e Juan Carlos Alé + José María Silvestro (#1263, Mendoza, Argentina).
Esta primeira edição do MAD Project teve 1782 usuários registrados na página; 50 projetos de escritórios de arquitetura de todo o mundo; 10 finalistas da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, França, Inglaterra e México; e dois projetos vencedores que refletiram com sucesso o fator icônico buscado pelo edital do concurso.
A empresa PunchUp.me, criadora do MAD Project, se mostrou bastante satisfeita com os resultados da convocatória e garantiu que 2014 virá com novos desafios para arquitetos e designers do mundo todo.
Mais informações sobre a empresa responsável pelo concurso aqui.